1º Valongo Festival Internacional da Imagem conta com parceria do b_arco

1º Valongo Festival Internacional da Imagem conta com parceria do b_arco

Começa na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, o 1º Valongo Festival Internacional da Imagem, em Santos.

valongo-logoSerão cinco dias de atrações: exposições, debates, encontros e a ocupação de quatro quarteirões. Laia Abril, Federico Rios Escobar, Oscar Muñoz, Juan Valbuena, Gabriel Mascaro, Roberto Huarcaya, Araquem Alcântara, Bob Wolfenson e Mano Brown estão entre os convidados

O premiado cineasta Eryk Rocha e o consultor internacional de roteiro e professor do b_arco Miguel Machalski também estão entre os nomes convidados.  

O Valongo Festival Internacional da Imagem acontece no maior porto da América Latina, em Santos (SP). A programação será aberta às 16h, na Oficina Cultural Pagu, no bairro do Valongo. A coordenação é de Iatã Cannabrava e Thamyres V. Matarozzi.

É fundamental pensar além da fotografia, trabalhar a narrativa visual como um todo, incluindo roteiro, videoarte e todo tipo de ações contemporâneas que utilizem a imagem, e num espaço mais dinâmico e acessível para o público, por isso a escolha de um Porto”.

– Iatã Cannabrava, diretor de programação (ex-Paraty em Foco).

Horácio Fernandez (PhotoEspaña) é o curador de exposições, que traz nomes como: Cássio Vasconcellos, Juan Valbuena, Federico Rios Escobar, Alejandro Chaskielberg, Oscar Muñoz e Roberto Huarcaya, entre quase uma centena de convidados.

Entre os artistas que irão compor mesas de debates e reflexões, com curadoria de Thyago Nogueira (editor da revista ZUM e do Instituto Moreira Salles), destaque para Oscar Muñoz, Laia Abril, Paz Errazuriz, Tatewaki Nio e Felipe Russo. Nos workshops, nomes como Araquém Alcântara, Bob Wolfenson, Claudio Edinger, Coletivo Vibrant, Coletivo Garapa, Tuca Vieira, Letícia Ramos, Walter Costa, Ivan Padovanios e os roteiristas e professores do b_arco, Thelma GuedesNewton Cannito e o já mencionado consultor internacional de roteiro, Miguel Machalski.

Conhecida pela idealização e organização da Feira Plana, Bia Bittencourt fará uma edição especial no Valongo. O Festival fechou ainda projetos sociais com o Instituto Querô, de Santos, que comemora 10 anos, Cidade Invertida, Mobgraphia e Coletivo Rolê.

Toda a programação acontecerá em quatro quarteirões ocupados no bairro do Valongo, com entrada gratuita. Já os workshops seguem uma política de ocupação que prevê preços baixos, bolsas de estudo 100% e parciais, de acordo com a necessidade de cada público.

O mais importante é a difusão das possibilidades que o participante terá de realizar contatos diretos e em local mais acessível”

– Thamyres V. Matarozzi

O Festival é parte de um projeto maior do Estúdio Madalena, que conta com o apoio de outros parceiros como Prefeitura de Santos, Oficina Cultural Pagu, Poiesis, Codesp, Entreproduções, Instituto Querô, Mobgraphia, Centro Cultural b_arco, Armazém Cultural, Canon, Epson e Sesc Santos; e patrocínio do Itaú, Sabesp e Unimes.

*Com informações da assessoria de imprensa Valongo Festival Internacional da Imagem

Veja programação completa no site do evento: www.valongo.com

Confira alguns trabalhos e artistas que estarão nas exposições do Festival:

(clique para ampliar as imagens)

Fechar Menu
Close Panel