Lançamento do novo livro de Beth Ritto, “O Rio de Ernesto Nazareth”

Lançamento do novo livro de Beth Ritto, “O Rio de Ernesto Nazareth”

O b_arco recebe, dia 9 de agosto, o lançamento do livro de Beth Ritto com apresentação musical de Eva Gomyde e Caito Marcondes.

bethEditado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, o livro “O Rio de Ernesto Nazareth”, de autoria da roteirista e escritora Beth Ritto, traça um panorama da trajetória artística e pessoal de Ernesto Nazareth em sintonia com as transformações da cidade do Rio de Janeiro e do país, no fim do século XIX e início do século XX. Considerado um dos maiores ícones da música popular brasileira, o compositor deixou uma vasta produção musical, onde se destacam valsas, polcas, mazurcas, “schottisches” e marchas carnavalescas.

Ernesto Júlio de Nazareth nasceu no Morro do Nheco (atual Morro do Pinto), na zona portuária do Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 1863. Passou seus últimos dias internado na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade, em decorrência de distúrbios mentais. Faleceu no dia 4 de fevereiro de 1934. Sua primeira composição foi criada aos 14 anos. Em sua extensa produção musical, destacam-se numericamente os tangos (em torno de 90 peças), as valsas (cerca de 40) e as polcas (cerca de 20), destinando-se o restante a gêneros variados, como mazurcas, schottisches, marchas carnavalescas, dentre outros. A obra de Ernesto Nazareth totaliza 212 criações. Suas composições, apesar de extremamente pianísticas, muitas vezes retrataram o ambiente musical das serestas e choros.

Serviço

Lançamento do livro “O Rio de Ernesto Nazareth”, de Beth Ritto + apresentação musical de Eva Gomyde e Caito Marcondes.
Dia 9 de agosto, Terça-feira, às 20h30, no Centro Cultural b_arco
Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros – São Paulo
Evento Gratuito

Fechar Menu
Close Panel