Concorra a uma bolsa integral no curso “Direção de Arte Cinematográfica”

Concorra a uma bolsa integral no curso “Direção de Arte Cinematográfica”

ATUALIZAÇÃO: A escolha foi difícil! As respostas foram muito criativas para ganhar a bolsa integral no curso de “Direção de Arte Cinematográfica”. E a vencedora foi Renata Masini Hein.
Parabéns, Renata!

O b_arco agradece a todos que participaram deste concurso!


Quer concorrer a uma bolsa no integral para curso de “Direção de Arte Cinematográfica”?

Interessados em concorrer devem responder a pergunta “Qual o  filme em que a direção artística mais te marcou e por quê?” por e-mail até o dia 15 de setembro.

14-vera-hamburger-sesc-av-paulista-22009_0

Interessados podem ganhar uma bolsa integral para o curso “Direção de Arte Cinematográfica”, com Vera Hamburguer, por meio do concurso promovido pelo Centro Cultural b_arco. Para participar, é necessário responder a pergunta “Qual o  filme em que a direção artística mais te marcou e por quê?” e enviar para o e-mail paulotbarco@gmail.com. O texto deverá ser enviado até às 20h do dia 15/09 (quinta) e ter no máximo 500 caracteres para concorrer. A resposta mais criativa será escolhida pela diretora de arte e professora do curso, Vera Hamburger.

A bolsa não contempla gastos com deslocamento, viagem, alimentação ou hospedagem; caso o vencedor não seja da cidade de São Paulo, fica sob a responsabilidade do participante arcar com eventuais custos que não sejam referentes a inscrição. Menores de idade necessitam de autorização do responsável.  O resultado do concurso será divulgado no dia 16/09, no início da tarde, nas redes sociais e no site do b_arco.

O curso terá início no dia 20 de setembro, com uma carga horária total de 69 horas, sendo 23 encontros, ao todo, e está com inscrições abertas. Os encontros serão realizados sempre às terças e quintas-feiras, de 19h30 às 22h30. As aulas têm como objetivo introduzir o aluno no universo da direção de arte cinematográfica, aprofundando aspectos essenciais para a compreensão desta função, sua abrangência na concepção de um filme, e o desenvolvimento de projetos em cada uma das áreas envolvidas em sua realização.

O curso é composto por aulas teóricas, que irão abranger direção de arte cinematográfica, sua abrangência na concepção de um filme e o desenvolvimento de projetos em cada uma das áreas envolvidas em sua realização.

As aulas contarão também com renomados profissionais em atividade na produção cinematográfica contemporânea, que abordarão o processo de trabalho nas diferentes áreas envolvidas na concepção e realização do universo visual dos filmes: direção, direção de arte, direção de fotografia, cenografia, figurino, maquiagem e efeitos especiais. David Parizotti, comentarásobre figurino no cinema, Álvaro Razuk, que abordará D.A. e expografia, Clissia Morais, que falará sobre Coordenação e Produção de Objetos. Guta Carvalho abordará a direção de arte publicitária, e Renato Bolelli ministrará aula sobre direção de arte no teatro.

A partir da prática com o cinema, os palestrantes irão discutir conceitos e métodos de trabalho, desde a análise do roteiro ao produto final, assim como as matérias e ferramentas disponíveis à sua construção e as relações que se estabelecem entre os departamentos.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Para acessar o cronograma completo das aulas, basta acessar aqui.

Vera Hamburger é formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma, encontra-se em vias de publicação pela Edições SESC. Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se á pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa, na realização de peças cinematográficas de longa metragem, ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger,Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski.  É autora do livro Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império <www.flavioimperio.com.br>

Fechar Menu
Close Panel