Concorra a uma bolsa integral no curso de “Documentário para Cinema e TV”

Concorra a uma bolsa integral no curso de “Documentário para Cinema e TV”

ATUALIZAÇÃO

Nesta edição do concurso de bolsa integral do nosso curso “Documentário para Cinema e TV”, vimos os participantes destacarem o trabalho de cineastas que os tocaram, que os alertaram, emocionaram, que contribuíram para uma nova forma de entender a mulher e seus desafios no mundo. Estes desafios estão tanto na frente quanto atrás das câmeras e, mais do que nunca, as respostas não só nos desafiaram como também emocionaram.

Agradecemos a todos que participaram e observam com atenção como o olhar e trabalho das mulheres no cinema, mais especificamente nos documentários, bem como suas questões (tratadas tanto por diretores como diretoras) são imprescindíveis para um mundo mais plural, democrático e interessante.
E a vencedora foi  Maria Estela Andrade.
Parabéns, Maria Estela! E obrigado a todos que participaram!
_______________________________________________________________________________

Quer concorrer a uma bolsa integral para curso “Documentário para Cinema e TV”?

Interessados em concorrer a bolsa devem responder a pergunta “Qual o documentário realizado por uma diretora ou o documentário que trouxe questões relacionadas à mulher no mundo contemporâneo que você mais gostou? Por quê?”

Responda em até 800 caracteres até o dia 28 de julho, às 17h, e envie sua resposta para paulotbarco@gmail.com

 concurso-b_arcoA próxima edição de “Documentário para Cinema e TV” contará mais uma vez com o concurso cultural promovido pelo Centro Cultural b_arco, onde os interessados podem ganhar uma bolsa integral para o curso. Para participar, é necessário responder a pergunta “Qual o documentário realizado por uma diretora ou o documentário que trouxe questões relacionadas à mulher no mundo contemporâneo que você mais gostou? Por quê?” e enviar para o e-mail paulotbarco@gmail.com. O texto deverá ser enviado até às 17h, do dia 28/7 (sexta-feira), e ter no máximo 800 caracteres para concorrer. A resposta mais criativa será escolhida pelas professoras do curso, a documentarista e jornalista Flavia Guerra, e a produtora Deborah Osborn.

A bolsa não contempla gastos com deslocamento, viagem, alimentação ou hospedagem; caso o vencedor não seja da cidade de São Paulo, fica sob a responsabilidade do participante arcar com eventuais custos que não sejam referentes a inscrição. Menores de idade necessitam de autorização do responsável.  O resultado do concurso será divulgado no dia 01/08 nas redes sociais e no site do b_arco.

Sobre o curso

O curso terá início no dia 08 de agosto, com uma carga horária total de 36 horas, sendo 12 encontros, ao todo, e  está com inscrições abertas. Os encontros serão realizados sempre às terças-feiras, de 19h30 às 22h30. As aulas têm o objetivo de promover discussões e reflexões sobre vertentes e possibilidades de linguagens do cinema documental, além de atividades práticas a fim de preparar o aluno para o mercado de trabalho.

O destaque desta edição é a participação do Diretor, roteirista, fotógrafo e editor Marco Del Fiol, que vai falar de sua experiência nos últimos 15 anos registrando trabalhos de importantes artistas contemporâneos.

O curso contará também com o cineasta e roteirista Luiz Bolognesi, que falará de sua experiência como um dos mais prestigiados roteiristas do Brasil e das possibilidades de se construir um roteiro de obra documental a partir das bases da narrativa, e do roteiro clássico.

Para a conclusão do curso, a produtora Camila Nunes fará um doctoring dos projetos desenvolvidos durante os dois meses, ao lado de Deborah Osborn. Os alunos terão a oportunidade de apresentar os projetos, discuti-los e analisá-los em grupo.

As aulas abordarão a história geral do gênero documental, da descrição de diversas tendências, escolas, teorias, linguagens e exibição de trechos dos mais importantes e significativos documentários internacionais e nacionais. Será traçar um rico panorama, que vai desde a abordagem histórica, com as primeiras experiencias realizadas pelos irmãos Lumière, passando pelas narrativas experimentais, Cinema Direto e Cinema Verité, e chegando nas vertentes mais recentes do cinema documental contemporâneo, como o mockumentary, o ‘documentário-diário’ (em primeira pessoa, narrando fato ou situação pessoal), o subjetivo, o de animação, entre outros.

Também serão estudados grandes nomes da cinematografia nacional, como Humberto Mauro, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Carlos Nader, Kiko Goiffman, Helvecio Marins, Pablo Lobato, Gabriel Mascaro, Rodrigo Siqueira e Christiano Burlan.

Além das aulas teóricas, o curso conta também com um módulo prático para que os alunos aprendam a formatar projetos a partir de ideias sugeridas pelos próprios alunos. A turma será dividida em grupos a fim de incentivar e desenvolver a capacidade de transformar ideias em projetos audiovisuais mercadologicamente viáveis, além de perceber quais as possibilidades de financiamento possíveis e – no futuro – as possibilidades de distribuição e lançamento para o filme, seja para cinema, televisão ou internet.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Para acessar o cronograma completo das aulas, basta acessar aqui.

Fechar Menu
Close Panel