Festival internacional de cinema MOVE CINE ARTE contará com parceria do b_arco

Festival internacional de cinema MOVE CINE ARTE contará com parceria do b_arco

MoveCineArte é um festival itinerante de filmes sobre arte. Este ano, o Festival vai viajar para Veneza, São Paulo e Paris. Entre os parceiros estão o Centro Cultural b_arco, o Centro Cultural Europeia em Veneza e o Paris College of Art. Aproveite a chance de ser indicado para edição de 2017 do Festival e ganhar um dos quatro prêmios oficiais!

O Festival acolhe as produções cinematográficas focadas em todos os tipos de linguagens artísticas: arquitetura, pintura, escultura, teatro, animação, vídeoarte, fotografia, dança, poesia, literatura, música, design, moda, cinema.

Ao redor do mundo, os festivais de filmes sobre arte ganham cada vez mais público e permanecem por várias edições formando grupos cada vez mais amplos de interessados no cinema e nas outras artes. Uma lacuna entre a oferta de festivais no Brasil e ainda em alguns países, esse espaço exclusivo de exibição e discussão de filmes que se debruçam sobre as outras artes promete ampliação de público não somente para o cinema, mas também para as demais formas de expressões poéticas.

Já foram divulgados o vencedores da edição deste ano, sendo um deles o documentário brasileiro “A DEUSA BRANCA”, do diretor e produtor Alfeu França, na categoria Melhor história e investigação de arte.

Confira a lista completa em http://www.movecinearte.com/juryandawards

 

_Conheça também a página do Festival no Facebook: https://www.facebook.com/MoveCineArte/

Calendário

Abertura da Cerimônia de Premiação será no dia 10 Junho de 2017, no Palazzo Rossiniem, em Veneza (Itália).
Sessões de projeção, São Paulo (Brasil), dias 14, 15 e 16 de setembro, no Centro Cultural b_arco
Sessão de projeção especial Melhor Filme Académico, Paris (França), Novembro de 2017 em colaboração com o Paris College of Art

Cronograma no b_arco    (4 sessões)

 

  • Coquetel:     14/set (QUI) das 18h30 às 20h00 (abertura oficial do festival no B_arco)
  • Sessão B1:     14/set (QUI)  das 20h às 22h30
    • Debate: das 21h15 às 22h30 com Steve Bisson (ITA) e Andre Fratti Costa

Martin Serra
El coral que trajimos de Brasil
29’03”, Argentina,  2017
 
Cassiana Der Haroutiounian
Migration
8’30’’, Armenia, 2016

Mariana Schmidt
YOU. THE OCEAN . ME
7’52’’, Brazil, 2016

Carla Jay Shah Laroche
Ícaro
11’06’’, Brazil, 2016

Étienne Chédeville
A Blood Stained Ballet
16’06’’, France, 2016

  • Sessão B2:     15/set (SEX)  das 20h às 22h30
    • Debate: das 21h30 às 22h30  com diretor Marco Del Fiol

Marco Del Fiol
Marina Abramovic in Brazil – The Space in Between
86’34’’, Brazil, 2016
 

  • Sessão B3:     16/set (SAB) das 18h às 20h00
    • Bate-papo: das 19h30h às 20h00 com a diretora Paola Prestes

 
Paola Prestes
Massao Ohno: Poetically speaking
89’00’’, Brazil, 2015
  

  • Sessão B4:     16/set (SAB) das 20h00 às 22h30
    • Debate: das 21h10 às 22h30 com Steve Bisson (ITA) e Andre Fratti Costa e Laura Carvalho

 
Bill Brown and Sabine Gruffat
Amarillo Ramp
24’09’’, United States, 2016
 
Brit Bunkley
Pillars of Clouds
4’02”, New Zealand, 2016

Rima Yamazaki
Rackstraw Downes: a painter
39’34’’, Japan, 2014

MOVE CINE ARTE 2017

A segunda edição MOVE CINE ARTE acontecerá em VENEZA (junho), SÃO PAULO (setembro) e PARIS (novembro). Em Veneza, o festival acontece em paralelo à Bienal de Arte que a cidade sedia. Em Paris, a mostra permeia o Paris Photo, importante evento da fotografia mundial. As inscrições para filmes de/sobre arte estão abertas até 31 de março e podem ser realizadas no site do festival: www.movecinearte.com.br. Os filmes selecionados concorrerão a 4 prêmios a partir da contemplação de um júri internacional. Uma das categorias de prêmio é exclusiva para alunos de escolas de cinemas, artes, fotografia e demais. As instruções estão no site do festival.

Publico Alvo

Pessoas interessadas e frequentadoras de eventos e lugares ligados a arte em geral, como: museus, galerias, centros e instituições culturais, teatros, cinemas, exposições e festivais artísticos, shows musicais, bienais, feiras de arte etc. Além desse público amplo da arte que advém de todas as áreas, há também uma extensa gama de profissionais que atuam na economia criativa, como: cineastas, artistas plásticos, fotógrafos, arquitetos, designers gráficos, curadores, produtores culturais, educadores, fashionistas, cenógrafos e estudantes universitários ligados a área artística.

Sobre o Festival

A primeira edição do MOVE CINE ARTE aconteceu no Brasil em Monte Verde – MG, com sessões itinerantes em São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro ao longo dos anos 2012 e 2013. Cerca de 20 filmes brasileiros e internacionais foram exibidos na mostra competitiva gratuitamente, prestigiando produções de países como a Dinamarca, Espanha, Itália, França, Inglaterra, contando com a presença de diretores brasileiros, teóricos e especialistas que intermediaram discussões pertinentes a cada filme, criando uma reflexão sobre a produção mundial de filmes sobre arte. O evento recebeu diversos apoios de empresas e instituições importantes que, logo nessa primeira edição, acreditaram no potencial do projeto. Entre eles: Itaú Cultural, Goethe Institut, Instituto Italiano de Cultura, Centro Cultural da Espanha, MIS-SP, MAXI Áudio, Pond5 e Cesnik, Quintino & Salinas Advogados.


Parcerias Nacionais e Internacionais
Logo b_arco
Centro Cultural b_arco

 

SACRED-DEFENCE-published-at-the-URBANAUTICA
Urbanautica (Itália)

intro_logo
European Cultural Centre in Venice (Itália)

 

cropped-logo-180x180
Paris College of Art (França)

 

cf52bb93cbb8d781888d70be5cdafc06_400x400
FilmEssay (Itália)

Fechar Menu
Close Panel