Projeto Nortear: Os Filmes e a Expedição pelo Rio Amazonas

 Este Projeto aconteceu no ano de 2014!

Nove dias em viagem de barco pelo Rio Amazonas em busca de imagens e sons da floresta, com Jorge Bodanzky e Luiz Adriano Daminello.

 

Comp cópia de Guara

O Projeto Nortear é um encontro artístico, uma experiência e realização audiovisual e fotográfica, em viagem de barco pelo Rio Amazonas. Serão 9 dias, percorrendo de barco a região de Belém, Santarém, Belterra e Oriximiná, onde os artistas irão produzir suas obras, registrando em imagens e sons novos pontos de vista sobre a região, a floresta, o rio, os povos e sua cultura.

Os trabalhos contarão com a orientação de um dos cineastas mais atuantes na região, o diretor e realizador Jorge Bodanzky, que tem feito um importante trabalho de documentação com filmes exibidos dentro e fora do Brasil.

A coordenação e idealização do projeto é de Luiz Adriano Daminello, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, cineasta e fotógrafo, com especialização em cinema etnográfico e realizador da série de documentários que refez a expedição Missão de Pesquisas Folclóricas comandada por Mario de Andrade em 1938.

 O projeto Nortear acontece em parceria com o XVIII Encontro Internacional do IFNOPAP / VIII Campus Flutuante da UFPA. Durante a viagem de barco os participantes do NORTEAR terão contato com cientistas e artistas pesquisadores que estarão apresentando seus trabalhos no IFNOPAP, sobre os mais variados aspectos referentes à Amazônia.

O projeto nortear é composto por duas etapas e a primeira delas é o curso A imagem do desconhecido: Dos filmes de viagem aos filmes etnográficos, que acontecerá no centro cultural b_arco. Durante o curso serão apresentados conceitos e experiências que contribuirão para a elaboração dos projetos que serão filmados durante a segunda etapa do Projeto, a expedição pelo rio Amazonas.

.

Projeto Nortear

Etapa 1 – São Paulo

A Imagem do Desconhecido: Dos Filmes de Viagem aos Filmes Etnográficos

De 14 de julho e 18 de julho, das 19h30 às 22h30

Inscreva-se

Etapa 2 – Expedição pelo Rio Amazonas

De 31 de julho (saindo de Belém) a 9 de agosto (quando retorna ao seu ponto de partida).

Valor: 450,00 reais (para estudantes e participantes do curso A Imagem do Desconhecido)*

Inscreva-se

Informações importantes

A inscrição e pagamento da expedição deverá ser feita diretamente para o congresso organizador da viagem, o IFNOPAP.

 *O Centro Cultural b_arco irá informar aos organizadores o nome dos inscritos no curso para que estes obtenham o valor especial de 450,00 reais para participantes b_arco.

***Os valores da expedição incluem a orientação dos trabalhos durante a viagem, alimentação e hospedagem. As refeições acontecem no barco.  E como é tradição em viagens pelo Rio Amazonas, os viajantes dormem em redes.

Participantes

-Os participantes da expedição e experimentação fílmica devem ter seu próprio equipamento e é importante que saibam operá-lo minimamente;

-Poderão ser utilizados qualquer tipo de equipamento, de celulares a máquinas fotográficas e filmadoras profissionais ou não;

-O material produzido será de propriedade e autoria do aluno, ou equipe, observando as devidas autorizações de uso de imagem;

– Os participantes se comprometem a ceder 5 minutos do material captado para realização do documentário Making Of. 

IMPORTANTE

-É possível participar apenas do curso ou da expedição. É importante ressaltar que os alunos do curso terão seus projetos orientados desde a sua concepção e que terão o valor promocional de 450,00 reais por toda a viagem de b_arco (incluindo hospedagem e alimentação); 

-O b_arco é responsável apenas pelo curso que será realizado no espaço. A coordenação da viagem é de responsabilidade do Projeto Nortear; 

-As passagens e traslados são de responsabilidade de cada participante.

Fechar Menu
Close Panel