Projeto Ciclo de Pensamento Contemporâneo

Com curadoria do filósofo Peter Pal Pelbart, o Núcleo de Pensamento Contemporâneo é um espaço que busca potencializar o conhecimento e mobilizar diferentes ideias sem pretensão de exaustividade, livre das amarras da academia. Um pesquisador de determinada área irá expor seu conhecimento de forma livre, simples e com uma linguagem adequada a um público heterogêneo. Os temas tratados serão variados e vão de encontro com o perfil de cada pesquisador. Diferentes áreas serão contempladas como literatura, música, cultura popular, ciência, tecnologia, meio ambiente e tantas outras relacionadas ao estudo da cultura e da contemporaneidade.

O Núcleo de Pensamento Contemporâneo é um espaço interdisciplinar, que busca descutir a multiplicidade da potencialidade humana. Num ambiente em que a cultura e arte pulsa em cada detalhe e atividade, o Núcleo irá receber prestigiados pesquisadores das diferentes áreas das ciências humanas, biológicas e exatas, de modo a incitar discussões acerca do pensamento contemporâneo.
Sendo assim, o Núcleo de Pensamento Contemporâneo busca ser um espaço de reflexão e mobilização de ideias, trazendo inquietações intelectuais e existenciais de nossa época. Através de um acontecimento cultural, o Núcleo pretende contribuir com a análise da realidade através de diferentes enfoques – antropológicos, científicos, filosóficos, artísticos e tantos outros que a nossa contemporaneidade permite.
Peter Pál Pelbart é estudioso da obra de Gilles Deleuze, de quem traduziu para o português Conversações, Crítica e Clínica e parte de Mil Platôs. Escreveu O tempo não-reconciliado (Perspectiva, 1998), Vida Capital, (Iluminuras, 2003) e, mais recentemente, O avesso do niilismo: Cartografias do esgotamento (2013, n-1edições). É professor no Departamento de Filosofia e no Núcleo de Estudos da Subjetividade do Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, membro da Cia Teatral Ueinzz e coeditor da n-1edições.
Clique aqui para ver a programação
divisor-by-lygia-pape-a-giant-white-bedsheet-and-a-crowd-of-hundreds-of-people-walking-in-the-streets-with-only-their-head-showing-over-the-bedsheet-creating-wonderful-waves2 (1)
 

Fechar Menu
Close Panel