7/11 – Exposição “Preparação para entrar no deserto”, de Denise Adams

7/11 – Exposição “Preparação para entrar no deserto”, de Denise Adams

PREPARAÇÃO PARA ENTRAR NO DESERTO
Denise Adams
Texto e curadoria de Luiz Guilherme Vergara

Em sua primeira individual na galeria, Denise Adams apresenta 30 imagens de lugares como Marrocos, Atacama, Portugal e Brumadinho, fotografados entre 2010 e 2018. No salão, em conjunto, será instalado um tapete-obra com a intenção de proporcionar vivências meditativas e conversas a partir de uma programação especial.

Sobre a exposição, Denise nos apresenta ao universo subjetivo recortado pelo resultado de seu projeto e estudo:

“Como permanecer diante do colapso? Como sustentar a crise, a desconstrução e o desfazimento dos acontecimentos? “Preparação para entrar no deserto”, exposição que abre dia 7 de novembro, na Galeria Virgilio, tenta se aproximar da ideia de duração que rege a existência de todas as coisas. O projeto teve seu início numa pesquisa de mestrado, com trabalhos que partem do registro da poeira em três circunstâncias distintas: um apartamento fechado por 10 anos, cidades atingidas por graves crimes ambientais e o deserto. As “três naturezas da poeira” tentam dar conta do ciclo de nascimento, vida e morte inseridos nos processos da vida, seja num aspecto íntimo, social ou metafísico, que transcende nosso pequeno entendimento diante da imensidão da existência. 

O cinza, cor que permeia a exposição e que segundo o pintor Paul Klee está relacionada ao movimento que vai do caos à ordem, está presente na escala tonal (uma referência ao sistema de zonas de Ansel Adams), nos cinzas do preto e branco de algumas imagens, na maioria dos céus que se apresentam e também está presente no tapete de feltro que, como obra, só traz este sentido se for utilizado como lugar de experiências: seja de silêncio, de conversas e do que pode ser afetado. Mais do que mostrar imagens de um ponto de vista individual, de expor as “pequenas auto-certezas”, o que se pretende aqui é criar uma ambiência onde se oferece a possibilidade de descortinar imagens de uma espécie de ruína contemporânea. O que vemos diante de nós e o que está em nós disso que vemos?”
Denise Adams / Outubro 2019

Confira, abaixo, a programação completa para as vivências meditativas proporcionadas pela instalação do tapete-obra central de sua mostra:



Sobre a artista

Denise Adams é artista visual, fotógrafa e arte educadora. Utilizando principalmente a fotografia e o vídeo como suporte, sua pesquisa está relacionada ao reconhecimento e construção dos territórios da imagem. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF) na Linha de Pesquisa Estudos dos Processos Artísticos (EPA). Possui formação em Cinema na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) de São Paulo. Trabalhou como fotógrafa nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Revista Época (1998 a 2002). Integrou a equipe do Educativo da Fundação Bienal como palestrante e fotógrafa (2010 a 2012). Ministra cursos de fotografia no Sesc e outras instituições no Brasil. Seus trabalhos em vídeo e fotografia foram apresentados em diversas exposições, entre elas, Casa França Brasil (RJ), Centro Cultural São Paulo, 32º Salão MARP, Galeria Thomas Cohn (SP) e no IV Salão MAM Bahia.

Inauguração da exposição no dia 7 de novembro, a partir das 19h
Aberta para visitação de 7.11.19 a 03.12.19

Programação especial

8/11, das 17h às 18h
Medidação zazen com Monja Waho
9/11, das 17h às 19h
Conversa no tapete com Luiz Guilherme Vergara
14/11, das 18h às 19h:
Meditação zazen
16/11, das 16h às 18h:
Conversa no tapete: “O liso e o estriado” (leitura de Cristina Pescuma)
20/11, das 17h às 19:
Conversa no tapete: “A revolução somos nós” (Regina Johas sobre Joseph Beuys)
21/11, das 18h às 19h:
Meditação zazen
28/11, das 18h às 19h:
Meditação zazen

Horário de visitação da Galeria Virgilio | b_arco
Segunda à sexta 10h – 19h
Sábados 11h – 17h
A entrada para todas as exposições é gratuita. 

– Entrada livre
– Próximo à estação Fradique Coutinho do Metrô
– Estacionamento ao lado do b_arco

Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!
3062-7339
atendimento@barco.art.br

Fechar Menu
Close Panel