12/11 – Abertura da exposição “Da tendência das espécies de formar variedades”, de Thais Stoklos

12/11 – Abertura da exposição “Da tendência das espécies de formar variedades”, de Thais Stoklos

DA TENDÊNCIA DAS ESPÉCIES DE FORMAR VARIEDADES
Thais Stoklos
Texto e curadoria de Renato de Cara

Primeira artista convidada para residência e exposição no novo projeto da Galeria Virgilio | b_arco, Thais Stoklos nos apresenta objetos escultóricos de tecidos variados que constroem e colorem o Corredor de Cima do espaço expositivo da galeria. 

A curadoria e o texto da exposição são feitas por Renato de Cara, jornalista, fotógrafo, consultor e curador independente.

“A água anônima sabe todos os segredos. (…) Em vista dessa necessidade de seduzir, a imaginação trabalha mais geralmente onde vai a alegria, no sentido das formas e das cores, no sentido das variedades e das metamorfoses, no sentido de um porvir da superfície”.
Gaston Bachelard, em A Água e os Sonhos. 

“Como primeira convidada a ocupar o Corredor de Cima da Virgílio, a paulistana Thais Stoklos traz para sua residência e exposição uma série de objetos e pinturas em tecidos variados, onde cores, brilhos e transparências constroem um universo lírico, como se estivéssemos nas profundezas do oceano.

Ao mergulharmos em sua poética, cheia de volumes e sugestões de seres abissais, nos deixamos levar pelos mistérios das variedades e descobertas onde o ambiente e os contrastes dos pigmentos recriam formas desconhecidas para aqueles que vivem na superfície. É preciso ir até o fundo para resgatar a vitalidade necessária para sobrevivermos aos tempos de mudanças antagônicas, entre a ética e o caráter vigentes, e procurarmos manter um equilíbrio vital.

Thaís pereniza a importância do sutil na fugacidade do contemporâneo, como havia notado quando conheci seu trabalho a dois anos atrás. Agora, focada na matéria têxtil, entre cores e texturas, a artista cria um universo próprio e delicado de “espécies”, onde o deleite visual fica por conta dos brilhos e das construções sugeridas”.
Renato De Cara / Outubro 2019

Sobre a artista

Thais Stoklos nasceu em 1978 na África do Sul e reside em São Paulo. É formada em Pedagogia (PUC-SP) e pós-graduada em Imagem e Som (Senac). Em sua trajetória, participou durante um ano do grupo de Acompanhamento de portfólio com Pedro França no MAM (2015) e atualmente participa do grupo de acompanhamento de projetos com os artistas Nino Cais, Marcelo Amorim e Carla Chaim no Hermes Artes Visuais. Dentre suas residências artísticas, passou pela Slade School, em Londres, Berlin Art Institut, em Berlim, e em Kaaysa, em Boiçucanga. Principais exposições: 2017 – 16º Salão Nacional de Artes de Jataí, onde foi premiada com a instalação “Desenho”; 2018 – “Deslocamentos e Sobreposições”, no Museu de Arte de Blumenau; 2019 – “Novíssimos”, Galeria de Arte IBEU (RJ), “Sirva se do que você quiser”, Galeria Arte e Pesquisa (ES), “Sol, estou acordada”, Galeria Arte Formatto (SP), coletiva na SPArte, Salão de Arte de Ubatuba (SP), Salão de arte de Praia Grande (SP). Além de participar de cursos sobre arte contemporânea com Pedro França, Laura Belém, Charles Watson, Rodrigo Naves e Paulo Herkenhoff. 

Da tendência das espécies de formar variedades
Inauguração da exposição no dia 12 de novembro, a partir das 19h
Aberta para visitação de 12.11.19 a 21.12.19

Horário de visitação da Galeria Virgilio | b_arco
Segunda à sexta 10h – 19h
Sábados 11h – 17h
A entrada para todas as exposições é gratuita. 

– Entrada livre
– Próximo à estação Fradique Coutinho do Metrô
– Estacionamento ao lado do b_arco

Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!
3062-7339
atendimento@barco.art.br

Fechar Menu
Close Panel