27/8 – Simone Paulino e Abdallah Taïa num bate-papo pré-Balada Literária no b_arco

27/8 – Simone Paulino e Abdallah Taïa num bate-papo pré-Balada Literária no b_arco

Como parte da programação da Balada Literária, que acontece de 21 de agosto a 08 de setembro em Salvador, Teresina e São Paulo, o b_arco receberá um bate-papo entre a editora Simone Paulino e o escritor franco-marroquino Abdallah Taïa.

Abdallah Taïa é dramaturgo, cineasta e o primeiro escritor marroquino a se assumir homossexual publicamente. Embora tenha sido muito criticado por sua atitude, Abdellah tornou-se um ícone de resistência em seu país – para quem vive sob opressão político-religiosa, sua figura é uma das únicas com as quais se identificar.

“Aquele que é digno de ser amado” é seu primeiro livro lançado no Brasil. O livro toma a forma de quatro cartas que o protagonista, Ahmed, endereça para sua mãe, para Emmanuel, seu primeiro amor, Vincent, um amante do passado e Lahbib, um amigo de infância. Essa correspondência compreende o período de 25 anos, de 1990 a 2015, e através delas Ahmed questiona e é questionado sobre sua homossexualidade, sua relação com a mãe, seus vínculos com o Marrocos e sua identidade árabe  na sociedade francesa.

O livro, que fala sobre temas complexos, profundos e imensamente necessários de ser discutidos e contemplados nos nossos dias, diz respeito sobretudo às relações de colonialismo e de poder, e a maneira como essas ligações refletem na vida afetiva de um homossexual árabe nos dias de hoje radicado em Paris.

O importância do trabalho de Abdala Taia, seu livro e os temas sobre os quais ele abre escopo para diálogo serão as principais pautas deste bate-papo que será mediado pela editora Simone Paulino, aqui no b_arco.

O encontro acontece na terça-feira, 27 de agosto, às 19h30.

Apoio cultural: Balada Literária e Centro Cultural b_arco.

– Entrada livre
– Próximo à estação Fradique Coutinho do Metrô
– Estacionamento ao lado do b_arco

Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426

Fechar Menu
Close Panel