4/10 – Lançamento do livro Coisias reunidas, de Philadelpho Menezes

4/10 – Lançamento do livro Coisias reunidas, de Philadelpho Menezes

Livro inédito do poeta Philadelpho Menezes será lançado após quase 20 anos de sua morte.

No dia 04/10/2019 às 19h acontecerá no Centro Cultural b_arco o lançamento do livro de poesia visual Coisias reunidas, de Philadelpho Menezes (1960-2000), com edição de Ana Aly (artista plástica, sua viúva e companheira de criação). O livro além de inédito, reúne todos os poemas visuais criados pelo poeta, que faleceu precocemente ao 40 anos, num acidente automobilístico.

O livro é uma coedição entre a EDUC – Editora da PUC-SP e a editora Laranja Original. Coisias reunidas oferece uma justa homenagem póstuma ao poeta que também era professor, tradutor, ensaísta e pesquisador assíduo da poesia sonora e visual, além de criador do conceito de “poesia intersignos”, cuja ideia central é que diferentes tipos de signos (do verbal ao visual) podem ser trabalhados juntamente para e na criação poética.

Ana Aly é também curadora da exposição Coisias reunidas que será inaugurada na mesma data e local do lançamento e fica aberta ao público até 19/10. A exposição, que é uma homenagem a Philadelpho Menezes, apresentará alguns dos poemas que compõem o livro. Veja mais em: https://barco.art.br/agenda-cultural/4-a-19-10-exposicao-coisias-reunidas-de-philadelpho-menezes

À artista plástica Ana Aly coube a edição do boneco do livro por ele deixado pouco antes de seu falecimento. Cuidadosa, ela trouxe à luz o projeto de uma antologia que reúne o conjunto completo de suas poesias visuais, incluindo alguns poemas inéditos.

Como desejo manifestado no boneco do livro, Coisias reunidas conta com o prefácio da Profa. Dra. Lucia Santaella, que seria convidada a contribuir tanto com a parceria intelectual quanto com a amizade. E também com o posfácio do Prof. Dr. Marcus Bastos, que seria seu parceiro na tarefa de organizar a obra.

Além disso, um glossário verbo-visual resume os principais aspectos dos poemas de Philadelpho Menezes. O glossário oferece ao leitor um ponto de partida para se aprofundar em seu universo criativo.

Essa primorosa edição de Coisias reunidas oferece uma imprescindível continuidade na vazão da arte poética de Philadelpho, dando-lhe o justo e mais do que merecido lugar na história da poesia e, sobretudo, na história da poesia experimental brasileira. A obra desta a visão e as manifestações que o poeta desenvolveu, as quais criaram diferenças e inovações para o cenário da poesia brasileira.

Coisias reunidas, Philadelpho Menezes, edição Ana Aly
Educ/Laranja Original, 2019, 168 páginas, 17×23 cm

SERVIÇO:

LANÇAMENTO
Sexta-feira, 4/10 às 19h
Realização: EDUC / Laranja Original

EXPOSIÇÃO
Abertura: sexta-feira, 4/10 às 19h
Visitação aberta ao público até dia 19/10
De segunda a sexta das 10 às 19:00h
Sábado das 11 às 17h
Apoio: Editora Laranja Original

ONDE

b_arco / Galeria Virgilio
Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 422/ 426 – Pinheiros
São Paulo / SP CEP: 05415-020
(11) 3081-6986 / (11) 94528-8833

Fechar Menu
Close Panel