6 Casais que Marcaram a História

É Dia dos Namorados e amor está por todos os lados. Por isso, o blog do b_arco reuniu uma lista com alguns dos casais mais inesquecíveis das artes visuais, literatura e filosofia.
1- Marina Abramovic e Ulay
Abramovic_RelationInTime_0
Marina Abramovic e Ulay foram casados por 12 anos. A parceria foi na vida amorosa e também artística, tendo em vista que Ulay também é um artista performático. Durante cinco anos moraram em uma van, viajando pela Europa; passaram um ano com aborígenes no deserto australiano e experimentaram viver arte em sua totalidade.
2- Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir
JP Sartre e Simone de Beauvoir
Existencialismo não é exatamente o mais acolhedor dos companheiros. E a relação entre Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir não era nada se não complicada. Eles nunca casaram-se, tiveram filhos ou viveram juntos. Esta foi, acima de tudo, uma aliança intelectual – eles liam o trabalho um do outro e influenciavam-se. Porém, envolveu enredos sexuais em abundância – matéria prima para a ficção de Beauvoir. Em seu primeiro romance, ela veio para ficar, de Beauvoir escreve sobre um ménage à trois que foi, em vida, um ménage à quatre.
3- Diego Rivera e Frida Kahlo
Frida Kahlo e Diogo Rivera
Um casal poderoso pode ser uma definição para estes pintores teatralmente auto-destrutivos. Frida Kahlo pintou seu casamento com Diego Rivera em nossas mentes para sempre, no retrato duplo de 1931. Ele também a pintou em ‘Balada de la Revolución’. Ele era 20 anos mais velho e tinha uma dada postura boemia. Como início do relacionamento dos dois, ele sacou uma pistola. “Eu comecei a me interessar por ele, embora eu também tivesse com medo”, dizia Frida. Sua mãe, em desaprovação descreveu o casamento como entre “um elefante e uma pomba.”
4 – Oscar Wilde e Alfred Douglas
Oscar Wilde e Alfred Douglas
A relação dos escritores e poetas Oscar Wilde e Alfred Douglas, mais conhecido como Bosie, foi extremamente conturbada. Quando se conheceram, Wilde era casado. Entretanto, isso não foi um obstáculo e rapidamente começaram um envolvimento amoroso. Douglas era um menino mimado e gastava dinheiro em jogos e com outros homens, esperando que Wilde fizesse o mesmo. Assim, eram frequentes as vezes que discutiam e terminavam a sua relação, mas sempre se reconciliavam.
5- Paulo Leminski e Alice Ruiz
Alice Ruiz e Paulo Leminski
Leminski e Alice se conheceram na cidade de Curitiba, em 1968, e foram casados durante vinte anos, tendo três filhos. Além dos seus trabalhos literários e outros projetos criativos, marcaram uma época da história nacional, como parte de uma geração de contestação cultural.
6- Man Ray e Lee Miller
Man Ray e Lee Miller
Modelo de sucesso, Lee Miller mudou-se para Paris para tornar-se aprendiz de Man Ray e, na verdade, tornou-se sua assistente fotográfica e musa. Muitas das fotografias de Man Ray durante esse tempo foram clicadas por Miller, para dar a ele mais tempo para trabalhar em sua pintura. Lee Miller foi quem descobriu a solarização, uma técnica que se tornaria a marca registrada de Man Ray.

Fechar Menu
Close Panel