Alunos do Programa Jovem Aprendiz visitam a Galeria Virgílio

A Galeria Virgílio recebeu no início da tarde da última sexta-feira (1) a visita de 40 jovens integrantes do Programa Jovem Aprendiz. O grupo composto por jovens na faixa de dezoito anos, sendo sete deles deficientes auditivos, que vieram por iniciativa da ONG NUPAR.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O motivo da visita foi a exposição de fotografia de Ilana Lichtenstein, “Ensaio sem título” em exibição na Virgilio. Ilana apresentou seu trabalho e falou de sua experiência com arte e fotografia aos alunos que se mostraram muita curiosidade e interesse pelas obras e pelo tema da exposição.  Para Ilana, essa visita deu a ela a dimensão de que uma galeria de arte pode ter essa prática como em um museu, a de receber grupos de pessoas. Nesse grupo, a maioria nunca esteve numa galeria de arte.

Quanto aos deficientes auditivos presentes na visita,  Ilana declarou, “tinha tudo haver com a proposta da exposição, a relação estreita com o silêncio, e o contato com a obra é feito puramente através das imagens”. (não há legendas nem texto de apresentação nessa exposição). A apresentação de Ilana foi transmitida por uma monitora, em Libras.

O Programa Jovem Aprendiz é destinado aos jovens em idade escolar, com objetivo de oferecer orientação vocacional e encaminhar os adolescentes para a iniciação no ambiente de trabalho, em horário complementar ao período de estudo. Esse grupo desenvolve atividades na NUPAR.

Fechar Menu
Close Panel