B_arco recebe o lançamento da antologia “Poesia Língua Franca”

B_arco recebe o lançamento da antologia “Poesia Língua Franca”

A Malha Fina Cartonera em parceria com o II Encontro Internacional de Poesia Hispano-americana: A Poesia como Língua Franca publicam a antologia Poesia Língua Franca, que reúne traduções de textos inéditos no Brasil de dez autores hispano-americanos contemporâneos. O lançamento ocorre no dia 29 de abril, a partir das 19 horas, no Centro Cultural b_arco, e contará com leitura dos poemas feita pelos tradutores.

flyer-antologiaNOVOFINAL-1

Em território multilíngue e heterogêneo, como o é nuestra América, ver a poesia como língua franca é acreditar na possibilidade do contato, no diálogo. Nesse sentido, questionar os limites da poesia, entre criação em determinada língua e suas possibilidades de tradução e leitura em outras, tem sido um dos objetivos do Encontro Internacional de Poesia hispano-americana: a poesia como língua franca, organizado pela área de Espanhol da Universidade de São Paulo, desde sua primeira edição em 2012.

A antologia Poesia Língua Franca, publicada em parceria entre o Encontro e a Malha Fina Cartonera, traz para o público brasileiro uma seleção de poemas inéditos de dez escritores hispânicos, residentes em um arco que vai da Argentina aos Estados Unidos: Jacqueline Goldberg, Diana Bellessi, Sonia Scarabelli, Irina Garbatzky, Jorge Luis Arcos, Ana Porrúa, Carlos Rios, Néstor Diaz de Villegas, Edgardo Dobry e Silvio Mattoni. Seus escritos versam sobre os mais variados temas, entre eles encontram-se as indagações sobre o corpo e a materialidade na poesia da argentina Ana Porrúa, as construções labirínticas da memória de Irina Garbatzky, os desdobramentos neobarrocos de Edgardo Dobry, as reconstruções históricas do cubano Néstor Diaz de Villegas e, com destaque, o traçado de uma experiência paulistana em “Dias paulistas” de Silvio Mattoni.

As traduções foram feitas por Idalia Morejón Arnaiz, Tatiana Lima Faria, Ellen M. Vasconcellos, Pacelli Dias Alves de Sousa, Chayenne Mubarack e Larissa Pavoni Rodrigues, membros da Malha Fina Cartonera, selo editorial associado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, que conta com apoio do Programa Unificado de Bolsas da USP. Com esta publicação em seu catálogo, a cartonera segue seu projeto de ser um espaço de publicação independente, que estimule a vida literária dentro e fora da universidade.

Serviço

_Lançamento da antologia Poesia Língua Franca.

Data e horário

_Dia 29 de abril de 2016, a partir das 19 horas

Local

_Centro Cultural b_arco

Rua Dr. Virgilio Carvalho Pinto, 426, Pinheiros – São Paulo.

Valor do livro

_ R$ 20

*Não serão aceitos cartões.

Mais informações em: https://malhafinacartonera.wordpress.com/.

Fechar Menu
Close Panel