Retrospectiva 2013

Os melhores momentos de 2013 no b_arco.

20130810_185946
O público foi assistir a aula aberta com Peter Pál Pelbarte sobre as manifestações de julho.
 
AUDIOVISUAL

Adaptação

Josefina-Trotta-editado-650x362O mês de janeiro, involuntariamente, foi marcado por uma forte presença feminina ligada ao cinema. A roteirista argentina Josefina Trota, abriu o ano com o curso  Adaptação Criativa para Cinema.
Na ocasião, Josefina comentou que a Tv e o cinema brasileiro não seriam o que são sem a influência da literatura e da música brasileira.
 
 
 
Videoarte
Paula Gaitan 2
Outra profissional do cinema a ministrar curso no b_arco em 2013 foi a cineasta Paula Gaitan, que ministrou em janeiro o curso Imagens e Gestos – Cinema de Invenção e Videoarte. O curso abordou as modalidades do cinema de invenção, experimental e videoarte.
 
 
 
 
 
 
Direção de arte
Lauro-Escorel
A direção de Arte não podia ficar de fora.  Vera Hamburger,  professora veterana no b_arco, coordenou o curso  Direção de Arte Cinematográfica –  nos dois semestres de 2013.
 
 
 
 
 
Hector_Babenco
Vera Hamburge contou com a participação especial de diversas estrelas como,  Lauro Escorel, um dos mais conceituados diretores de fotografia brasileiros, e  Hector Babenco que veio falar sobre o seu trabalho como diretor e sua relação com a direção de arte.
 
 
 
 
 
Roteiro 
Machalsky
Outro roteirista estrangeiro a aportar  b_arco  no primeiro semestre foi o consultor e roteirista, e parceiro do b_arco, Miguel Machalski.   Machalski ministrou no b_arco, o Lab de Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos e a Master Class: O Roteiro no cinema independente – filmes que as pessoas querem ver. O Lab  foi uma oficina para o desenvolvimento de 12 roteiros de longa-metragem de ficção ou documentário.
 
 
 
 
 
Dramaturgia
domingos 6
E para falar sobre dramaturgia em relação ao cinema e ao teatro, entrou em cena em julho um dos mais importantes autores e diretores de cinema e teatro vivo, Domingos de Oliveira. Ele veio ministrar o curso Lições de liberdade. O curso atraiu muita gente de teatro e cinema para aprender  sobre dramaturgia.
Na foto, Jiddu Pinheiro, fundador do b_arco recebe Domingos de Oliviera.
 
 
 
 
Interpretação para cinema
20130909_192928José Eduardo Belmonte ministrou a Oficina de Interpretação para Cinema. Voltada para atores profissionais e estudantes, preparadores de atores e diretores de cinema , a oficina abordou o personagem dentro da linguagem de cinema e TV. A mesma oficina aconteceu no segundo semestre de 2013 também.
 
 
 
 
 
 
Produção criativa
Tommaso no b_arco 2
Em junho de 2013 foi a vez de Tommaso Fiacchino, chefe de Desenvolvimento e Produção da Cherry Road Films que ministrou o curso Produção Criativa e Indústria Cinematográfica. A proposta do curso era desenvolver ideias de filmes no mercado cinematográfico, considerando os aspectos tanto criativos quanto comerciais, além do financiamento e co-produção de projetos no mercado internacional.
 
 
 
 
 
Roteiro
Alan e Gabriel 2Em agosto o b_arco ocasionou por mais uma vez a visita do roteirista da Universidade de Columbia, Alan Kingsberg, para ministrar Lab de Roteiro e uma Master Class  de Roteiro para Séries de TV.
Kingsberg falou de todos os aspectos que envolvem um roteiro deste gênero que faz tanto sucesso nos Estados Unidos, há pelos menos 50 anos, e que a Tv brasileira está começando a despertar interesse.
Foto: Gabriel Pinheiro ao lado de Alan, na livraria do b_arco.
 
 
Roteiro para comédia
John 2
Estreou no b_arco em 2013, o simpático  roteirista americano John Vorhaus. Ele ministrou cursos e oficinas de roteiro para comédia, com muita graça para gente que quer fazer comédia no Brasil. Vorhaus tornou-se conhecido por seu livro de escrita cômica, THE COMIC TOOLBOX: How to be Funny Even if You’re Not.
 
 
 
 
 
Roteiro
Eliseo_Altunaga_CLAIMA20130924_0191_14
E fechando a temporada de convidados internacionais, Eliseo Altunaga, consultor de roteiro e roteirista, decano da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio lós Baños, realizou uma MasterCalss em outubro. Altunaga esteve por aqui por São Paulo por ocasião do BrLab que em 2013 foi realizado no b_arco. O roteirista cubano foi consultor de roteiro do filme “Machuca” (Chile, 2004).
 
 
 
 
 
Alunos do b_arco são finalistas do NetLab.
CELSO DUVECCHI 5Em novembro três alunos do curso de roteiro do b_arco foram finalista do concurso NetLab, em duas categorias. Na categoria de Não-Ficção, Bruno Souto e Patrícia Leme e na categoria Ficção, Celso Eduardo Leite Duvecchi.  Os três vencedores foram alunos do Núcleo de Roteiro Audiovisual II do b_arco com o consultor e roteirista Aleksei Abib. Aleksei prestou consultorias aos alunos que se inscreveram neste concurso.
 
 
 
 
JORNALISMO CULTURAL 
Jornalismo autoral
bressane
No primeiro semestre de 2013, o jornalista Ronaldo Bressane passou a fazer parte da equipe de professores do b_arco, com o curso Jornalismo Cultural e Autoral. E no segundo semestre, ele  trouxe uma nova abordagem para essa área, com o curso o Pós-jornalismo: um laboratório de experiências em não-ficção.
 
 
 
 
 
Bruno Torturra
Para falar sobre pós-jornalismo, Bressane levou para um bate papo com os alunos o jornalista Bruno Torturra, do Ninja/PósTV, que abordou as novas maneiras de praticar jornalismo.
 

 
 
 
 
LITERATURA
Ruy-CastroA área da literatura foi repleta de autores, dos quais, destacamos dois gêneros a biografia e a poesia. A biografia foi abordada pelo jornalista e biógrafo Rui Castro com o curso Ciência e Arte da Biografia.
 
 
 
 
 
 
 
Antonio CíceroE a poesia, por Antonio Cícero, que compareceu para tratar de O Que é poesia. Segundo Cícero, “A importância da poesia está justamente no fato de que ela é a arte que mais nos obriga a parar, a interromper essa velocidade vertiginosa em que se processa quase tudo no mundo contemporâneo.”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
E sob a batuta do escritor Marcelino Freire vários escritores passaram pelo b_arco, através de bate papos e pelos Encontros Literários, que ocorreram ao longo do ano, são eles:
 
Walter Hugo Mãe
Walter Hugo Mãe
Cíntia Moscovich e Andrea del Fueg
Milton Hatoum
Luiz Alberto Mendes
Sérgio Vaz e Marco Pezão.
Raimundo Carrero
Mario Bortolotto, Marcal Aquivo, Luiz Alberto Mendes  e muitos outros.
 
 
FÍSICA QUÂNTICA
20130923_192327
Como uma estrela solitária,  no universo das artes o b_arco apostou neste ano na Física Quântica, ao trazer o jovem físico Gabriel Guerrer, para falar sobre Física Quântica: imaginando o invisível. Com a boa repercussão do curso, Gabriel voltou ao b_arco para mais um curso no segundo semestre.
 
 
 
 
 
 
TEATRO
Vivi Tellas 3A área do teatro  teve a participação da diretora teatral argentina, criadora de Biodrama,Vivi Tellas, que ministrou o curso Biodrama: a família como teatro.
 
 
 
 
 
 
Lemêtre1-460x400Outro personagem dos palcos foi o francês Jean-Jacques Lemêtre com as Oficinas Théâtre du Soleil: A Música Interior em Cena. Para Lemêtre, “trabalhará a música interior do ator a partir de exercícios de corpo e voz. segundo ele, a música é como o “terceiro pulmão do ator”.
 
 
 
 
 
 
 
SarabekianE ainda pelo Théâtre do Soleil, o ator Arman Saribekyan que ministrou o curso “Tchékhov de Carne e Osso” .
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FILOSOFIA E AS MANIFESTAÇÕES DE JULHO
20130810_190006Uma das novidades este ano foi a aula aberta realizada pelo  filosofo e professor Peter Pál Pelbarte, sobre as manifestações ocorridas em julho nos Pais, intitulada “Anota aí: eu sou ninguém”.  Com um público composto por centenas de alunos e publico em geral, na calçada do b_arco ouviram a leitura de Peter sobre uma das maiores manifestações de ruas ocorridas neste século, no Brasil.

20130810_185946

 
vladimir safatleO filósofo Vladimir Safatle  em uma plateia  repleta de alunos, abordou também as manifestações no Brasil  como “sintoma de um esgotamento dos modelos de representação”.
 
 
 
 
 
 
BALADA LITERÁRIA
Laert-no-b_arco-21-de-mar
Encerrando a programação do ano no b_arco, a Sétima Balada Literária que homenageou o cartunistas Laerte teve um recorde de público em 2013, e contou com a presença de diversos criadores e autores como, Arnaldo Antunes, o ator Paulo César Pereio e muitos outros autores.
 
 
 
 
Foram bons momentos vividos com muita gente boa que passou pelo b_arco em 2013. Confira em nosso blog
Feliz 2014 para todos os alunos, os parceiros e à aqueles que fazem o b_arco navegar.

Fechar Menu
Close Panel