Barbara Szaniecki e Toni Negri estarão no próximo encontro do CPC, com Peter Pál Pelbart

Dando continuidade ao Ciclo de Pensamento Contemporâneo – projeto mensal de encontros e palestras gratuitas sob a curadoria do filósofo Peter Pál Pelbart – o b_arco recebe na sua próxima edição, no dia 06 de junho às 19h, a doutora em design e pesquisadora Barbara Szaniecki e o filosofo italiano Antônio Negri, um dos mais importantes pensadores contemporâneos.

O debate irá tratar da sobrevivência em um mundo difícil e as possibilidades de criação nele como resistência, tema do livro de Szaniecki “Outros Monstros Possíveis” (Editora AnnaBlume), que também será lançado no evento. O encontro contará também com a presença dos convidados Giuseppe Cocco, Jean Tible, Maria Iñigo Clavo, Renata Gomes, Hugo Albuquerque, além de Pál Pelbart. 

Sobre o livro Outros Monstros Possíveis

Trata-se da linha desviante das micro-resistências, das sobrevivências e coexistências não pacificadas, o caminho errante ou linha de fuga das gambiarras, dos devires-galinha caipira, cão mulato ou gato pardo, só para usar alguns dos termos usados pela autora, que explica: «para persistir nesse mundo-cão, precisamos criar, inventar, gerar mundos-gatos». Para construir as bases iniciais desta linha torta a autora cria ou se apropria de uma multidão de conceitos, noções e termos, todo um novo léxico é construído ao longo do texto: monstruação, multiformances, plataformas, commons, disforme, dentre vários outros.
(do prefácio de Paula Berenstein Jacques)

Barbara-SzanieckiBarbara Szaniecki é formada em Comunicação Visual pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs (1994), realizou Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Design pela Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua pesquisa tem ênfase nas relações entre arte, design e política. No momento, desenvolve uma  pesquisa de pós-doutorado (PNPD-Capes) intitulada Tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ). É membro da Rede Universidade Nômade, co-editora das revistas Lugar Comum (estudos de mídia, comunicação e cultura), Global/Brasil e Multitudes e autora do livro Estética da Multidão.

Toni-NegriAntonio Negri, também conhecido como Toni Negri, é um filósofo político marxista italiano. Foi líder do grupo comunista Brigadas Vermelhas.

Tradutor dos escritos de Filosofia do Direito de Hegel, especialista em Descartes, Kant, Espinosa,Leopardi, Marx e Dilthey, tornou-se conhecido no meio universitário sobretudo por seu trabalho sobre Espinosa, mas sua atividade acadêmica sempre foi intimamente ligada à atividade política.

Negri ganhou notoriedade internacional nos primeiros anos do século XXI, após o lançamento do livro Império 1 – que se tornou um manifesto do movimento anti-globalização – e de sua sequência,Multidão, ambos escritos em co-autoria com seu ex-aluno Michael Hardt.

Serviço

Local: Centro Cultural b_arco

Rua Doutor Vírgilio de Carvalho Pinto, 426 –  Pinheiros – São Paulo – SP. Ver mapa

Data: 6 de junho

Horário: 19h

Evento Gratuito

Informações. 11 3081.6986

barco.art.br

Estacionamento ao lado

Fechar Menu
Close Panel