Cinco roteiros recentes que mostram o arquétipo do herói

Partida, realização e retorno, com aventuras e descobertas pelo caminho resumem de forma simplificada, a estrutura da Jornada do Herói. De acordo com Joseph Campbell, um dos maiores estudiosos de mitologia que já existiu: “O herói propriamente dito é alguém que deu sua vida a algo maior ou diferente dele mesmo, que achou ou realizou algo excepcional”.
Tendo em vista a criação de mitos como forma de ajudar o homem a construir “civilizações e religiões” e a compreender problemas, mistérios e caminhos internos, é possível compreender porque a repetição de diferentes arquétipos se dá tanto na tradição oral, quanto na literatura e no audiovisual de forma geral.
No curso Jornada do Herói, com Guilherme Kwasinski, que acontece entre 13 e 17 de julho, será exposto o conhecimento mitológico como fonte para a criação de novas narrativas.
O blog do b_arco reuniu uma lista com algumas produções recentes que mostram o arquétipo do herói em seus personagens e roteiros:
1- Breaking Bad
jornada1
A premiada série tem o esforçado professor de química, Walter White como herói. O chamado à aventura acontece quando ele descobre sofrer de um câncer inoperável, em meio à falta de reconhecimento profissional e a necessidade de sustentar sua família. Cozinhar metanfetamina para vender o leva a um novo mundo, ainda que vivendo na mesma cidade.
2- Praia do Futuro
Caderno 3
Para citar um exemplo nacional, o drama dirigido por Karim Aïnouz, traz a história de Donato, um salva-vidas que pela primeira vez tem a experiência de não conseguir salvar uma vítima. Tal acontecimento traumático acaba o levando, inesperadamente, a um caminho de autodescobrimento ao envolver-se com o Konrad e mudar-se para a Alemanha. O retorno do herói, neste caso não é físico e pode ser visto com o reencontro de Donato com seu irmão mais novo.
3- Família Bélier
jornada4
A recente comédia francesa mostra inicialmente o dia a dia de uma família de fazendeiros deficientes auditivos que vive em uma cidade provinciana. Paula, a filha mais velha, é a única que não possui nenhuma deficiência. Ao descobrir-se uma ótima cantora, durante suas aulas na escola, a jovem é convidada por seu professor e “mentor” a participar de uma audição em Paris. Este é momento em que a aventura inicia-se e Paula se vê em conflito mediante ao possível abandono de sua família e um sonho.
4- Game of Thrones
jornada2
Em meio a tantos personagens, pode parecer impossível encontrar um só herói. Porém, o bastardo de Eddard Stark, Jon Snow se encaixa perfeitamente na estrutura do arquétipo. Ele não pôde assumir a sucessão do trono após a morte de seu pai e embarcou em definitivo isolamento na Muralha, local hostil entre o mundo humano e o território dos White Walkers, onde Jon aventura-se e apaixona-se.
5- Preciosa
jornada5
O filme vencedor do Oscar em 2010 mostra a história de uma garota de 16 anos, que não sabe ler e tem uma péssima relação familiar. Seu chamado para a aventura acontece quando surge uma oportunidade de realizar um teste para uma escola de estudo alternativo. A recusa à proposta de sua professora, assim como o bullying e as dificuldades que sofre na nova escola, caracterizam etapas da Jornada do Herói.

Fechar Menu
Close Panel