Documentário: O dispositivo como recurso narrativo na produção audiovisual de não-ficção

Documentário: O dispositivo como recurso narrativo na produção audiovisual de não-ficção

Fio condutor da história e elemento que ajuda a diferenciar o documentário do jornalismo, abrindo um novo campo de trabalho onde é possível investir na subjetividade, o dispositivo é um dos recursos narrativos mais utilizados e comentados na produção audiovisual atual.

Embora a definição deste recurso seja bastante variável de acordo com estudiosos, roteiristas e produtores, o dispositivo atua como um elemento que presta auxílio na construção do roteiro, na linearidade da história a ser contada e no desencadeamento de fatos que podem fazer parte da narrativa.

Segundo Thiago Iacocca, roteirista, pesquisador especializado no gênero documental e professor, em entrevista para a “Net Lab TV”, o dispositivo “normalmente é um elemento que o documentarista usa como âncora simbólica, mas não se está preso a ele. Você faz uso dele para falar do assunto que quiser”.

Como exemplo, ele cita o documentário “O retrato de classe”, de Gregório Bacic, em que ele usa uma fotografia de escola de 1955 a 1977, e vai atrás de todos aqueles alunos, promovendo seu encontro e uma interlocução entre passado e presente. A escolha da fotografia como fio condutor da narrativa faz com que ela, como dispositivo, carregue consigo a carga dramática necessária para levar o espectador até aquele lugar.

“Escolher um dispositivo narrativo no documentário é fundamental, mas todo mundo tem que saber que é um desafio e uma boa discussão. E muitas vezes demora, mas faz parte do processo e é bom que faça, e bom também que isso não esteja tão claro sempre”. 

Thiago é professor do curso “Onde o documentário começa”, cuja próxima turma inicia no dia 17 de outubro, aqui no b_arco. Para mais informações sobre as aulas e acesso à plataforma de inscrição, acesse o link do curso.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Onde o documentário começa
17 de outubro a 14 de novembro
Quintas, das 19h30 às 22h30

 b_arco
Rua Dr Virgilio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros, São Paulo
Próximo da estação Fradique Coutinho do Metrô
Estacionamento ao lado

Fechar Menu
Close Panel