Nathalie Fari apresenta a performance DIE ENTSETZTE LAGE, no b_arco

Obra de Vilém Flusser inspira performance DIE ENTSETZTE LAGE – um manual do desenraizamento

Evnto Nathalie
A performer teuto-brasileira Nathalie Fari radicada em Berlim, Alemanha, apresenta uma nova edição da performance DIE ENTSETZTE LAGE, no próximo dias 2 de dezembro, no b_arco. Esta performance faz parte de sua tese de mestrado sobre os processos migratórios do ser pós-moderno intitulada de MEU ESPAÇO – Da Procura por Localização, que Nathalie concluiu em 2009 pela Universidade de Arte Weißensee Berlin.

Inspirada num texto do filó sofo Vilém Flusser, esta performance aborda e descreve de uma maneira associativa, visual e absurda os diferentes estados emocionais, físicos e geográficos de um ser desenraizado, deslocado ou estrangeiro. Existe um caminho de volta depois de ter desenraizado? E o que significa viver “sem raízes“ em tempos, onde o nomadismo (e migração) virou uma tendência mundial? A partir destas perguntas, a performer desenvolve uma espécie de “manual do desenraizamento“, em especial sob o ponto de vista da subjetividade do corpo e da performance como exercício.

Nathalie CV - Anton Laub -farbe-neu-1Nathalie Fari (nascida em 1975 em São Paulo) atua como performer, arte-educadora e professora de yoga. Formou-se em Educação Artística pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em teatro pela escola TUCA da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), dirigido por Antunes Filho. Em 2009, completou o seu mestrado em „Space Strategies – Exploratory Art in Public Contexts“ pela Universidade de Arte Weißensee Berlin, especializando-se em site specific performance e participatory art.
Desde 1997 tem apresentado inúmeras performances em parceria com diversos artistas e instituições no Brasil e na Europa e em diferentes contextos: exposições e projetos de arte, festivais de teatro e performance, eventos de moda, design e arquitetura, assim como no espaço público. Em 2004 mudou-se para Berlim, Alemanha, onde fundou em 2006 o atelier obra viva voltado para a concepção e produção de projetos colaborativos, educativos e de pesquisa na área das artes performativas, principalmente em intercâmbio com o Brasil. O seu foco principal tem sido a criação de uma linguagem e método de ensino baseado no conceito de Body Mapping, em especial, na relação entre corpo e espaço. De 2011-15, Nathalie foi co-organizadora da plataforma independente e internacional Mês da Performance em Berlim MPA-B realizando projetos com ênfase em práticas performativas no espaço público.

Serviço

DIE ENTSETZTE LAGE – um manual do desenraizamento
de Nathalie Fari/ atelier obra viva
Duração: 40 minutos

Data
Dia 2 de dezembro de 2015, às 21h
Evento Gratuito
Centro Cultural b_arco
Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, n°426

Fechar Menu
Close Panel