Pierre Lévy inaugura o Ciclo de Pensamento Contemporâneo

O filósofo Pierre Lévy esteve no b_arco nesta segunda-feira (17) para inaugurar  Ciclo de Pensamento Contemporâneo com uma aula aberta, intitulada O próximo passo: inteligência reflexiva coletiva” e  o lançamento de seu livro “Esfera Semântica I”.

O público composto estudantes, professores de filosofia, escritores, além da primeira dama de São Paulo, Ana Estela Haddad, estiveram presentes para ouvir  o estudioso em cultura virtual  falar sobre a  Esfera Semântica, tema do livro que lançou após a aula.

A Esfera Semântica, segundo Lévy é um sistema de coordenadas matemáticas e linguísticas do espírito com base na metalinguística do IEML. “Ao reconhecer plenamente a natureza simbólica e social da cognição humana, podemos transformar o nosso atual cérebro global opaco em uma inteligência coletiva reflexiva.”

Confira as fotos do evento de inauguração do Ciclo de Pensamento Contemporâneo:

Fotos: Bruno Cecim

P Levy e plateiaMaximo e P LévyP Lévy closeAna Estela Hadda com P Lévy

P Lévy autografa seu livro  P Levi autografa close

Pierre Lévy inaugura o Ciclo de Pensamento Contemporâneo

14/03/2014

Dando incio a temporada do Ciclo Pensamento Contemporâneo lançado neste ano, o b_arco traz como primeiro palestrante convidado o filósofo francês, Pierre Levy, sob a curadoria de Peter Pal Pelbart.

Pierre Levy, que dedica seus estudos para cultura virtual e as tecnologias digitais, autor de Cibercultura, Cyberdemocracia, estará em São Paulo, no Centro Cultural b_arco no dia 17 de março para falar sobre “O próximo passo: inteligência reflexiva coletiva”, participar do debate com Massimo Di Felice.

pierre2

.

(Foto: http://www.flickr.com/photos/cpflcultura/).

Após o bate papo como publico, Lévy lançará o livro

A Esfera Semântica – Tomo 1″

computação, cognição, economia da informação”.

Sobre o livro 

levyO meio digital nos oferece atualmente um ambiente de comunicação global, ubíquo e participativo que mobiliza uma capacidade de memória sem precedentes. Como explorar este novo meio para aumentar o processo de cognição social e dirigir o desenvolvimento humano? Combinado ciências humanas tradicionais com informática e cognitivas, este livro expõe a construção colaborativa de um Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional.

Esfera semântica é um sistema de coordenadas matemáticas e linguísticas do espírito com base na metalinguística do IEML. Ao reconhecer plenamente a natureza simbólica e social da cognição humana, podemos transformar o nosso atual cérebro global opaco em uma inteligência coletiva reflexiva.

Editora Annablume

Valor: R$ 75,00

* Haverá um desconto especial no lançamento.

Sobre Lévy 

Pierre Lévy é filósofo e sociólogo, que dedicou sua vida acadêmica para compreender as implicações cognitivas e culturais das tecnologias digitais, promover os usos sociais e para estudar o fenômeno de inteligência coletiva humana. Atualmente, atua como professor e pesquisador no Departamento de Comunicação da Universidade de Ottawa no Canadá, na Cátedra de Investigação em Inteligência Coletiva. Ele é autor de vários livros: As Tecnologias da Inteligência (1990), Inteligência Coletiva (1994), O que é o Virtual? (1995), Cibercultura (1997), Cyberdemocracia (2002) e Esfera Semântica I (2011). Atualmente está escrevendo o segundo volume que será a apresentação e aprofundamento do programa e o desdobramento da Esfera Semântica II.

Serviço 

Dia 17 de março de 2014,

Segunda-feira, às 19h

www.barco.art.br

Rua Doutor Virgilio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros – São Paulo

Entrada franca

Estacionamento ao lado.

Saiba mais sobre o Ciclo Pensamento Contemporâneo

Fechar Menu
Close Panel