Política e Acontecimento – Sobre o novo eixo dos conflitos sociais no Brasil

Vladimir Safatle aponta as manifestações atuais no Brasil como “sintoma de um esgotamento dos modelos de representação política.” Nesta palestra, a partir dos conflitos sociais no Brasil, Safatle discute o momento político atual, as demandas sociais de nossa época e a impotência do atual modelo de governabilidade.

Foto: Ale Vianna/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Sobre Vladimir Safatle

Vladimir Safatle é filósofo , professor livre-docente do Departamento de filosofia da USP (Universidade de São Paulo). Possui graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo (1994), graduação em Comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Lieux et transformations de la philosophie – Université de Paris VIII (2002).

É autor dos livros A esquerda que não teme dizer seu nome (Três Estrelas, 2012); Grande Hotel Abismo: Por uma reconstrução da teoria do reconhecimento (Martins Fontes, 2012);Cinismo e a Falência da Crítica (Boitempo, 2008); Fetichismo: colonizar o outro (civilização brasileira, 2010); Folha Explica Lacan (Publifolha, 2007); A Paixão do Negativo: Lacan e a Dialética (Unesp, 2006);  Organizador de Um Limite Tenso: Lacan Entre a Filosofia e a Psicanálise (Unesp, 2003) e co-organizador de Ensaios de Música e Filosofia (Humanitas, 2007), Sobre Arte e Psicanálise (Escuta, 2006) e O Tempo, o Objeto e o Avesso: Ensaios de Filosofia e Psicanálise (Autêntica, 2004). É também Colunista da revista CULT e do jornal Folha de S.Paulo.

Fechar Menu
Close Panel