B_arco recebe contador de histórias Toumani Kouyatè em apresentação gratuita

Toumani Kouyaté faz parte de uma linhagem de Djélis – griots da África do oeste. Artista completo, como todos da casta dos djélis, ele canta, dança, toca, conta histórias. Alem disso, também fotógrafo, professor universitário e organizador de festivais em vários lugares da África, Canadá, Ásia e Europa, entre outros. Vivendo na França, seu trabalho dialoga com o mundo ocidental produzindo uma experiência única de sabedoria e beleza.
Neste sábado 11 de outubro, Toumani estará no b_arco apresentando-se abertamente ao lado dos alunos que participaram dos encontros do workshop Corpo, Instrumento sensível da palavra. O evento, que é gratuito e acontece das 18h30 às 22h, terá contações de história trazidas pelos integrantes do grupo, assim como a apresentação de Toumani, que além das palavras, também tocará o n’goni, um instrumento de cordas originário de sua região natal.

Foto: Roberto André
Foto: Roberto André

Na sociedade malinké, o djéli griot é o mestre da palavra e das artes, mas esta não é uma denominação que se dá em um curto espaço de tempo, pois é necessário que ele passe por um ciclo muito rigoroso de iniciação, para o conhecimento da linguagem e expressões de cada parte do seu corpo, com finalidade de controlar a estrutura expressiva e artística do corpo como espelho e memória. Assim, de acordo com cada disciplina artística, o iniciado é acompanhado a conhecer os pontos essenciais para apurar a sua expressão artística. Os griots dizem: “se cada palavra pesa, cada gesto também conta … ”

« A palavra é um lago profundo»

Apaixonado e apaixonante, Toumani Kouyatè traz no olhar a imensidão do solo africano. É um verdadeiro sábio, com o ar de alguém que renasceu de tudo e que tudo compreendeu. Cheio de humor, domina perfeitamente a arte do dizer, expressa-se com palavras simples, comoventes e pertinentes, mesmo ao falar das dimensões mais profundas do homem.

No entanto, ele diz com modéstia: “Ser contador de histórias é um dos trabalhos mais difíceis. Pois você nunca poderá consertar as consequências das palavras que saíram de sua boca”.

 
Evento gratuito
b_arco
Rua Doutor Vírgilio de Carvalho Pinto, 426 | Pinheiros | CEP 05415-202 | São Paulo | SP
Informações. 11 3081.6986
barco.art.br
Estacionamento ao lado
 

Fechar Menu
Close Panel