A Estrutura do Romance e do Conto

A Estrutura do Romance e do Conto

com Paulo Nogueira
> As características essenciais do romance, desde os autores clássicos até aos ebooks, com foco na estrutura da narrativa ficcional.


Data

  • 13 de agosto a 26 de novembro de 2019
    Terças, das 11h às 13h

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$2.000,00 (BRL)  
Parcelado em 4x deMais Detalhes  R$550,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Apresentação

O curso A Estrutura do Romance e do Conto transmite noções conceituais e dicas concretas para a elaboração de uma narrativa de ficção – conto, novela e romance. Como paixão e vocação não bastam, trata-se de ensinar uma técnica, uma carpintaria. Por outras palavras, as etapas que alinhavam uma história da abertura ao desfecho. Para tanto, o professor usa sua própria experiência como autor de oito romances editados e traduzidos, uma longa experiência enquanto crítico literário de prestigiados jornais e revistas, estudo metódico da narratologia clássica e contemporânea e convívio assíduo com grandes escritores de audiência internacional – em debates, entrevistas, feiras literárias, universidades e workshops.

 

 

Conteúdo | Cronograma

  • Como combater a procrastinação e conseguir escrever com regularidade, desenvolvendo uma disciplina criativa e evitando sempre o bloqueio de escritor.

 

  • O elenco dos personagens: as características, segredos e definições de cada um dos personagens principais que estruturam qualquer boa narrativa de ficção: o Protagonista, o Antagonista, o Anti-Herói . Quem são e qual a função ficcional de cada um deles, e como evitar os estereótipos.

 

  • O foco narrativo – O que é a voz que conta a história (o narrador) e como escolher a mais vantajosa para cada trama, com os prós e os contras de cada abordagem. Os diferentes focos narrativos, com exemplos claros de grandes escritores contemporâneos.

 

  • Os diálogos – Como alinhavar as conversas entre os personagens, para que soem ao mesmo tempo naturais, plausíveis e substantivas, revelando a natureza dos interlocutores e impelindo a história para frente.

 

  • Em que consiste exatamente uma “cena” literária e como escrevê-la, para que a história de desenrole diante dos olhos do leitor, dando a impressão de “tempo real” e de tridimensionalidade, aqui e agora, como no cinema ou no teatro.

 

  • O início, o meio e o fim – A estrutura em 3 atos. Como escrever uma cena de abertura que agarre o leitor pelo colarinho. Como construir uma escalada emocional. Como escrever um desfecho convincente e que amarre de modo satisfatório os arcos narrativo e dramático, sem pontas soltas nem incongruências, e demonstrando as mudanças que os personagens principais sofreram ao longo da história (especialmente o protagonista).

 

  • A construção da trama, através de cada etapa da “jornada do herói” (ou a corrida de obstáculos do protagonista). O conceito literário de “clímax”. O “incidente desencadeador” (o gatilho da história)

 

  • Como delinear cenários que sejam mais do que meros panos de fundo rígidos e estáticos. A importância emocional dos cenários e da atmosfera numa narrativa de ficção. Como evitar que a cena dê a impressão de se desenrolar num vácuo. A descrição dos personagens, do físico à linguagem corporal.

 

  • O estilo de escrita: o que é uma prosa atraente, pessoal e eficaz? Vícios e virtudes de um texto ficcional: o que buscar e o que evitar. Como qualquer forma de arte, também na literatura forma já é conteúdo (e vice-versa).

 

Observações

De duas em duas aulas serão passadas lições de casa: exercícios com a aplicação num texto ficcional da noção estudada. O aluno escreverá o texto como um autor deve escrever: na privacidade, que garante a necessária introspecção.

Os textos serão enviados por e-mail ao professor – e TODOS eles serão analisados meticulosamente pelo professor, que publicará seja o exercício seja o comentário na página (secreta e fechada) do curso no Facebook, para que todos os alunos se beneficiem da análise, na medida em que os desafios e as dificuldades tendem a ser comuns. A página do Facebook também conterá valioso material pedagógico (vídeos, gráficos, entrevistas de autores emblemáticos, etc)

No final de cada aula será exibido um trecho de um filme, que exemplificará, de modo específico e visual, a questão conceitual abordada naquele dia.

 

Aluno

Carga horária total – 32 horas – 16 encontros

Para escritores, aspirantes a escritores e interessados

Inscrições até 13/08 ou até acabarem as vagas.

 

Sobre o professor

Paulo Nogueira nasceu em São Paulo, onde estudou na Escola de Comunicações e Artes da USP. Viveu na Europa (Portugal, Inglaterra e Noruega) mais de 20 anos , trabalhando como crítico literário e jornalista cultural em algumas das principais publicações portuguesas. Como ficcionista, publicou oito romances, todos lançados originalmente por editoras europeias.

Restabeleceu-se no Brasil (São Paulo) em 2012, desde então dando aulas de literatura, escrita criativa e narrativas de ficção em centros culturais e fundações.

Mantém intensa atividade como crítico literário e escreve regularmente sobre temas culturais para várias publicações brasileiras: as revistas Piauí, Pessoa e Época, e o blog do Instituto Moreira Salles. Desde julho de 2017, é o principal crítico literário do Estadão.

Entrevistou autores consagrados como Umberto Eco, Christopher Hitchens, Alice Munro, José Saramago, Haruki Murakami, Arundatj Roy, Javier Cercas, Antônio Lobo Antunes, entre outros.

Também traduziu ficção e não ficção, entre eles a obra Mil e Um Livros que Você Deve Ler Antes de Morrer, para a qual escreveu verbetes sobre autores brasileiros e portugueses, e o romance Go Down, Moses, de William Faulkner, para a editora Cosac Nayf.

Em 2014, foi publicada a edição brasileira de seu romance mais recente, O Amor é Um Lugar Comum, que chegou ao primeiro lugar na lista dos mais vendidos em Portugal, e esgotou a primeira edição brasileira. Neste momento, está terminando um novo romance (de 600 páginas), sua primeira obra a ser publicada originalmente no Brasil.

Em 2018, Paulo Nogueira foi um dos jurados do Oceanos, atualmente o mais importante prêmio literário que contempla autores em língua portuguesa.

 

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Fixo: (11) 3081-6986

Cel/whatsapp: (11) 94528-8833

atendimento@barco.art.br

 


 

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel