Arte Contemporânea – Da Modernidade à Pós-Modernidade

Arte Contemporânea – Da Modernidade à Pós-Modernidade

com Renata Pedrosa
> Análise e contextualização dos movimentos artísticos, da Modernidade à Pós Modernidade


Data

  • De 14 a 17 de janeiro de 2019
    Segunda a quinta, das 19h00 às 21h30

Valor

Detalhes Preço Qtd
Pagamento à vistaMais Detalhes  R$400,00 (BRL)  
Parcelado em 2xMais Detalhes  R$220,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Conteúdo

O curso inicia-se focado em um período histórico repleto de mudanças e rupturas artísticas: da segunda metade do século XIX até meados do século XX (mais especificamente até os anos 1960), período que ficou conhecido na arte como Modernismo.

A ideia é então colocar em pauta as produções que caracterizam esta época – tanto em meios classicamente ligados à arte, como pintura, gravura, desenho e escultura, quanto em meios não convencionais, como ready-mades, colagens, objetos e instalações – em uma perspectiva histórica. A partir disto, serão estabelecidas relações com fatos e acontecimentos que foram determinantes para o seu surgimento e desenvolvimento. Além de compreender as profundas mudanças ocorridas na sociedade e conseguir relacioná-las com as rupturas e questionamentos que os movimentos modernistas tanto buscavam.

O curso também propõe entender o aparecimento do pós-modernismo e a compreensão de suas características básicas. O objetivo, em relação a este tema, é perceber que a pós-modernidade tem como característica a total aceitação do efêmero, do fragmentário, do descontínuo e do caótico, sem tentar transcendê-lo e definir os elementos “eternos e imutáveis”, característica da modernidade.

No decorrer das aulas serão feitas reflexões sobre as mudanças que ocorreram no contexto artístico mundial e no papel do artista, da modernidade para a pós-modernidade, analisando a obra de alguns artistas contemporâneos que personificam muitos aspectos desse novo paradigma, como Jeff Koons, Cindy Sherman e Damian Hirst, além de teóricos que escrevem sobre a condição da arte na pós-modernidade, como Nicolas Bourriaud e Alain Badiou.

Também serão feitas análises de algumas produções poéticas e teóricas contemporâneas para perceber de que maneira elas relacionam-se com algumas características da contemporaneidade como a globalização e a alteridade.

 

Aluno

Para todos os interessados

Carga horária total – 10 horas – 04 encontros

Inscrições até 14/01 ou até acabarem as vagas.

 

Professora

Renata Pedrosa é pós-doutoranda pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, doutora (2013) e mestre (2004) em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Leciona desde 2002 e em 2005 foi orientadora no Laboratório de Artes Visuais: encontros experimentais de estudo, produção e discussão de artes visuais, no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, onde também foi Professora Contratada entre 2014 e 2015. Atualmente é professora do Curso Preparatório para Graduação da Escola Britânica de Artes Criativas além de coordenadora do curso Técnicas de Desenho e Ilustração na mesma instituição. É artista visual e desenvolve trabalhos tridimensionais tais como objetos, instalações e intervenções urbanas, além de desenhos.www.renatapedrosa.com.br

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel