Artivismo

Artivismo

com Sylvia Werneck
> A obra de arte transformada em ação.


Data

  • 10 a 12 de julho de 2019
    Quarta a sexta, das 19h30 às 21h30

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$390,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$215,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Conteúdo

O termo “artivismo” é um neologismo que vem sendo utilizado há alguns anos para referir-se a um tipo específico de obra ou ação artística. Encaixam-se aí propostas imbuídas do propósito de causar mudanças na sociedade. Trata-se de um tipo de procedimento relativamente recente no quadro geral da história da arte, tendo tido suas proto-manifestações no século XX. Mais recentemente, com o fortalecimento da comunicação em rede, é possível testemunhar uma multiplicação de processos artísticos alinhados com esta vertente, sejam artistas atuando individualmente ou coletivos que congregam distintas práticas ou compartilham projetos.

Neste ciclo, de 3 encontros, o curso pretende percorrer um panorama geral dos tipos de atuação que podem ser entendidos como “artivismo”, as motivações e causas às quais se dirigem, bem como os diferentes graus de mudança que causam. Serão apresentados alguns exemplos de “artivismo” na arte contemporânea, pontuando como, onde e quando atuam. Por fim, os participantes farão uma atividade prática de discussão e planejamento coletivo de uma ação ou obra “artivista”. 

 

 

Cronograma

Encontro 1: O que é “artivismo” / Tipos de ação e/ou obra / Estratégias de planejamento, implantação, divulgação

Encontro 2: Exemplos de artistas e coletivos em atuação

Encontro 3: Atividade prática: discussão e planejamento de uma ação “artivista”

 

 

Aluno

Público-alvo: estudantes, artistas, professores e pessoas interessadas em arte contemporânea e “artivismo”.

Carga horária total: 3 encontros – 6 horas

 

 

Sobre a professora

Sylvia Werneck (São Paulo, 1970) é crítica filiada às associações brasileira e internacional dos críticos de arte (ABCA e AICA) e curadora independente. Tem especialização em Estudos de Museus de Arte (MAC-USP), mestrado em Estética e História da Arte (PGEHA-USP) e doutorado em Comunicação e Cultura (Programa de Integração da América Latina – USP). Como curadora, realizou exposições no MAC-USP entre 2008 e 2010, fez parte da comissão de seleção de novos artistas para a Bienal de Novos Artistas da Caixa Cultural em 2016, desenvolveu projeto curatorial de itinerância do acervo da Caixa Cultural em 2017, e foi curadora de individual pop up no Projeto Capão Nu em 2018. É correspondente da Revista Artnexus desde 2012 e colaboradora da Revista babEL desde 2018. Foi jurada do Prêmio Bravo de Cultura em 2018. Lecionou no curso de Artes Visuais do Centro Universitário Senac entre 2007 e 2009. É autora de “De dentro para fora – a memória do local no mundo global” (Editora Zouk, 2011).

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel