Curso de Realidade Virtual - Técnicas de Captação e Edição

Curso de Realidade Virtual - Técnicas de Captação e Edição

com Roberto Sidoli e José Renato Bergo
> Aprenda sobre a realidade virtual e suas técnicas de captação e edição 360 em 2D e 3D utilizando a câmara estereoscópica Detu-Max e com o software de edição e finalização Mistika.


Data

  • 24 e 25 de agosto de 2019
    Sábado e domingo, das 11h às 18h (com 1 hr de intervalo)

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$640,00 (BRL)   Encerrado
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$350,00 (BRL)   Encerrado
Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Apresentação

O século XX foi o século das construções e das representações narrativas audiovisuais pautadas em formatos horizontais de captura e exibição (Cinema e Televisão). Atualmente, no século XXI, vivenciamos a era da convergência digital e os formatos para narrativas audiovisuais se multiplicam. Um dos mais atraentes, dada a sua característica imersiva, é o multidirecional 360°VR.

O Curso TECNICAS DE CAPTAÇÃO 360° VR – 3D propõe em sua estrutura teórica uma breve história da realidade virtual desde o entendimento da imagem manual anamórfica já aplicada no Renascimento e  sua a reaplicação digital na era computacional a partir dos anos 70; a relação ótica-digital entre ângulos, paralaxes e com campo de visão humano, bem como as possibilidades e formatos de visualização.

Já em sua proposta de estrutura prática veremos técnicas e características marcantes da captação estereoscópica e/ou monoscópica 360° VR e as diferenças para a captação de imagem tradicional plana  (4:3    16:9), bem como o entendimento prático para a captação de áudio Ambisônico e sua edição panorâmica.

Teremos ainda a visão geral dos softwares de Stitching (costura) como Autopano, Kandao Studio, e StereoStitch e o Mistika VR (nossa escolha), além do workflow de um processo de edição e finalização, renderização e postagem na web além da utilização de tipos de HMD (Helmet Mounted Display) ou Óculos de Visualização como GO (Facebook), PICO (chinês) e Cardboard (Google).

Cronograma

Aula 01

  • Representação da Realidade (Renascimento > Vanguardas > Era Computacional);
  • Imagens Manuais Anamórficas e Aplicação Computacional (imagem equiretangular  x  Imagem  digital 360° VR);
  • Enquadramentos, Campo de Visão Humano, Visão Binocular, distância intraocular e percepção  de  distância estereoscópica;
  • Diferenças narrativas e técnicas básicas entre gravação tradicional Plana  X  Gravação   Multidirecional 360°  VR  (Composição do quadro, Encenação Cinematográfica, raccord e iluminação criativa no set);
  • Diferenças entre Captações 360° – 2D e 3D.  (Arquitetura,  operação, características, técnicas de
    gravação, limites físicos, suportes, movimento de câmera em VR, Horizonte e Zênite);
  • Formatos 360° VR Gameficados e não Gameficados;
  • Técnicas de gravação 3D (estereoscópica);
  • Workflow de Edição, Pós- Produção em 360°;
  • Enquadramentos para 360° e para 180°;
  • Tipos de Câmeras para o VR (RIGs 360°, Panorâmicas 180°, 2D e 3D 360°), Resoluções de  problemas possíveis na captação (steps de diafragma, óptical flow jello, side by side, top-bottom, Resolução Esférica, Frame rate. Compressão, resolução, distância focal);
  • Áudio Ambisônico e sua aplicações x integração áudio mono/estéreo (ferramentas, microfones,   formato B, ambix).

Aula 02

  • Captação de imagens com a turma do curso e aplicação prática indoor de iluminação e dos conhecimentos adquiridos;
  • Overview do software Mistika VR (Características principais, presets de stitching fino, timelapse DNG, rendering);
  • Entendimento dos processos técnicos para publicação (post) em plataformas proprietárias, redes sociais e HMD (Helmet Mounted Display);
  • Uso dos displays e Óculos de visualização como: GO (Facebook), PICO (chinês) e Cardboard (Google) e Glass (mini lentes para telefone);
  • Overview do software Mistika VR (Características principais, presets de stitching      fino, timelapse DNG, rendering).

 

 

Aluno

Público-alvo: Aberto a todos os interessados

Carga horária total: 2 encontros – 12 horas

 

 

Sobre os professores

Roberto Sidoli é músico, videomaker, engenheiro de som. É formado pela FMA de Milão, trabalhou como engenheiro de trilha, depois como diretor de videoclipes e cinema comercial na Itália e Europa desde os anos 90. É diretor do curta “Boom goes dynamite” e desde 2014 trabalha e pesquisa a realidade virtual como profissional e pesquisador. Leciona ocasionalmente no CFI (CFI Ferrara – Centro Formazione Innovazione) de Ferrara, e na escola Synergia em Bolonha, ministrando várias palestras na Itália, Alemanha, França e Brasil sobre o tema VR 3D em 360.

 

José Renato Bergo é graduado em artes pela FAAP-SP e pós-graduado em mídias interativas pelo SENAC-SP e mestrando em audiovisual pela UAM – Universidade Anhembi Morumbi – Brasil, desde 2017.
É profissional de comunicação e audiovisual há 25 anos trabalhando em produções para televisão e cinema. Dirigiu projetos audiovisuais documentais, comerciais e instituições para diversas empresas do Brasil.
Formatou e ministrou cursos para MBA (Storytelling em Médias Digitais) e Educação Fundamental (Curso de Introdução ao Audiovisual).


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel