De Sherazade à arte iraniana contemporânea

De Sherazade à arte iraniana contemporânea

com Leandra Yunis
> A Literatura como arte política


Data

  • 6 de julho de 2019
    Sábado, das 14h30 às 18h

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$190,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Apresentação

O curso apresentará um breve panorama histórico do papel da literatura persa na resistência à censura, focando especialmente no desenvolvimento da poesia e do protagonismo feminino na arte iraniana.

Utilizada como âncora da identidade e elemento centralizador das linguagens artísticas, da dança ao cinema iraniano, a arte poética persa se estabeleceu como um código e modus operandi de resistência política, religiosa e étnica, explorada sobretudo pelos artistas da diáspora e críticos do regime pós 1979.

Ao apresentar a dimensão política da literatura, tanto em obras medievais, como as 1001 noites, quanto em trabalhos de artistas iranianas consagradas na atualidade, busca-se estabelecer paralelos com a situação brasileira dos últimos anos e propiciar uma reflexão mais profunda sobre o papel da sensibilidade poética na dimensão política.

 

Conteúdo

A  palestra  é  dividida  em  duas  partes,  a  primeira  consiste  num  panorama  histórico  que explica em traços gerais as diferenças culturais entre persas e árabes, a origem da censura à arte nos países do Oriente Médio e Ásia Central no período medieval e o estabelecimento da literatura como lugar de identidade e resistência. Na segunda parte se aborda a situação da arte literária no Irã no século XX, passando pela ressignificação nacional da literatura como raiz  e  fundamento  das  demais  artes,  o  posterior  alinhamentos  e  divisões  ideológicas  no período  pré-revolucionário  que  levam  ao  retorno  à  censura  após  a  revolução  islâmica  de 1979 e a protagonização feminina no uso político contemporâneo do código poético.

  • A censura às artes performáticas orientais no período medieval: a posição das correntes de jurisprudência islâmica;
  • A era de ouro do islã e a literatura filosófica: Sherazade, a sábia, e a dimensão política da sua protagonização heroica nas 1001 noites;
  • O renascimento literário persa: a literatura como resistência à dominação árabe;
  • A poesia como refúgio e a metáfora persa como recurso de interface estética;
  • O  Irã  do  século  XX:  a  identidade  cosmopolita  e  os  primórdios  do  cinema  iraniano;  o erotismo e o feminino nas artes performáticas; a literatura no cerne da identidade cultural e da   produção   artística;   acirramentos   ideológicos   e   moralismo   no   campo   artístico;   o protagonismo feminino; a censura às artes no pós-revolução de 1979.
  • A poesia moderna iraniana e a dimensão política em Forugh Farrukhzadeh, poetisa iraniana precursora do cinema moderno e em Shirin Neshat, artista feminista da diáspora.

 

 

Aluno

Público-alvo: maiores de 18 anos, de preferência com formação nas áreas correlatas

Carga horária total: 1 encontro – 3h30m

 

Sobre a professora

Leandra Yunis é historiadora  pós-graduada  em  Letras  pela  USP,  pesquisadora  de  tradições  coreográficas  orientais, especialista em literatura persa e censura à artes performáticas no islã. Dedica-se ao ensino e difusão da cultura persa e à tradução direta do persa ao português de poemas de autores clássicos,  como  Rumi  e  Hafiz,  e  contemporâneos,  como  Forugh  Farrukhzadeh,  Sohrab  Sepere, Ahmad Shamlu etc. Foi coordenadora do Núcleo de Poesia e Dança do Instituto da Cultura Árabe de São Paulo, realizou eventos em locais como MCB, CCSP, CCJ, Sescs, UFSC etc e, desde 2012, tem ministrado cursos com foco na literatura persa em espaços que abrigam atividades literárias, como Sesc Vila Mariana, Centro de Difusão Cultural da USP e Casa Guilherme de Almeida.

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel