Direção de Arte Cinematográfica

Direção de Arte Cinematográfica

com Vera Hamburger
> Uma introdução ao universo da Direção de Arte com foco no fazer cinematográfico.


As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

VAGAS ENCERRADAS PARA ESSA TURMA
30 de setembro a 4 de outubro de 2019
Segunda a sexta, das 19h30 às 23h

Conteúdo

Responsável pela direção de arte de algumas das mais emblemáticas obras da produção audiovisual brasileira (Carandiru, Castelo Rá-tim-bum, Ó Pai, Ó e outros), Vera Hamburger apresenta este curso exclusivo para quem quer conhecer e se aprofundar no universo da direção de arte cinematográfica.

O curso irá discutir o papel e a abrangência do desenho do espaço visual na concepção de filmes e séries e entender a função do diretor de arte no contexto de uma produção audiovisual – também em obras teatrais, performáticas e exposições – e as relações de colaboração entre as áreas envolvidas nestes processos.

As aulas, teóricas e práticas, irão se aprofundar sobre os métodos para desenvolvimento de projetos e apresentarão estudos de caso sobre produções das quais Vera participou como diretora de arte, ilustrados por imagens de diferentes fases dos projetos. O processo será visualizado desde a pesquisa conceitual e iconográfica à escolha da locação ou estúdio; dos primeiros esboços ao projeto executivo; de fotografias de construção à imagens da cena produzida e captada.

 

Cronograma

Aula 01 – O que é Direção de Arte? Qual o papel e abrangência da Direção de Arte em um filme?

Aula 02 – O desenho do lugar e a cena: cenografia e objetos.

Aula 03 – Propriedade dos materiais e cor. Estudo de caso 1.

Aula 04 – Efeitos Especiais e Estudo de caso 2.

Aula 05 – Estudo de caso 3 e fechamento.

 

Aluno

Carga horária total: 17h30m – 05 encontros

Para:  estudantes e profissionais de cinema, e todos os interessados em Direção de Arte cinematográfica.

 

Sobre a professora

Vera Hamburger é formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação “O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma”, encontra-se em vias de publicação pela Edições SESC. Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se á pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa, na realização de peças cinematográficas de longa metragem, ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski.  É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império imperio.com.br>

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel