Expressão em Cartaz

Expressão em Cartaz

com Rico Lins
> Trabalhar sobre um tema comum e desenvolver um (ou uma série) de cartazes se valendo de técnicas analógicas ou híbridas.


Data

  • 4 a 6 de julho de 2019
    quinta e sexta, das 19h30 às 22h30 | sábado, das 10h às 17h (com 1hr de intervalo)

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$620,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$340,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Autor de cartazes famosos como o de Labyrinth of Passion, de Pedro Almodovar, e Oleanna de David Mamet, e capas de discos de nomes como David BowieMiles Davis, além de incontáveis trabalhos geniais, Rico Lins é um dos nomes mais festejados do design gráfico brasileiro. E ele irá compartilhar seu conhecimento nesse curso especial e inédito sobre design de cartazes.

Apresentação

Partindo de um tema da atualidade, os participantes deverão expressar um comentário gráfico com a concisão visual inerente à linguagem do cartaz: trabalhando simultaneamente a capacidade de síntese, a articulação entre texto e imagem, o estimulo à reflexão, e sua relação com o entorno.

 

Conteúdo

O foco do curso é exercitar a construção de um comentário visual sobre a atualidade com uma opinião clara e pessoal, estimulando a capacidade de lidar com informações gráficas, explorando seus significados, sua força expressiva e seu impacto comunicativo. Os cartazes serão desenvolvidos fazendo uso de técnicas digitais ou analógicas, reaproximando os participantes dos materiais e suas potencialidades.

 

Cronograma

Aula 1 – Apresentação do projeto e mostrarem (projeção) de cartazes contemporâneos.
Atividade: Apresentação da turma e proposta de projeto; discussão em grupo do tema;

Aula 2 – Desenvolvimento de conceito e definição de caminhos criativos;

Aula 3 – Desenvolvimento de soluções e acompanhamento de produção;
                Finalização e discussão.

 

 

Aluno

Projetos que requeiram impressões digitais e/ou digitalização de imagens deverão ser realizados nos períodos entre-aulas.

Material: convém aos participantes trazerem materiais de desenho e colagem incluindo referências como por exemplo: imagens, papéis especiais, fotos, rótulos, embalagens, panfletos, impressos, exemplos tipográficos, etc, além de objetos pessoais, referências gráficas, papéis e texturas com as quais lidamos no dia-a-dia. É optativo o uso de câmera digital para registro de referências ou foto de ilustrações tridimensionais.

Pré-requisito: Aberto para candidatos que tenham repertório visual, que queiram exercitar a criatividade, a ousadia e agilidade. Não é necessário saber desenhar, mas saber pensar visualmente é importante. Laptops com programas de edição de imagens são bem vindos.

Carga horária total: 3 aulas – 12 horas

 

 

Sobre o professor

Rico Lins é formado pela ESDI, Rio, em 1979 e com Master pelo Royal College of Art de Londres, é membro da AGI – Alliance Graphique Internationale, com longa carreira internacional onde combina atividades profissionais e didáticas. Designer, diretor de arte, ilustrador, educador e curador, atuou nas últimas três décadas entre Paris, Londres, New York, Rio e São Paulo para CBS Records, NY Times, Newsweek, Time, MTV, TV Globo, Grupo Abril, Natura, SESC, Museu da Língua Portuguesa, além de inúmeras editoras. Como educador, ministra oficinas de criação e palestras no Brasil e no Exterior, foi professor da NY School of Visual Arts, do Instituto Europeo de Design SP e atualmente é coordenador de curso na EBAC SP. Teve exposições individuais no Centro Pompidou-Paris; MAC-SO; MAM-Rio; Instituto Tomie Ohtake (Prêmio APCA 2009), Museu da República-Brasília e Museu da Casa Brasileira. Curador entre outras das exposições “Brasil em Cartaz” no Polo Gráfico de Chaumont, França 2005; “Conexões/Connexions” no Sesc Pompéia 2009; “Sustentabilidade: e eu com isso?” na Bienal Brasileira de Design 2010 e “Ponto de Vista na Caixa Cultural 2012-15.
Publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebeu entre outros prêmios as medalhas de outro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers. Foi um dos organizadores da conferência AGI Open no Auditório Ibirapuera em São Paulo, no ano de 2014.

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel