Introdução às Teorias Feministas Contemporâneas

Introdução às Teorias Feministas Contemporâneas

com Carla Cristina Garcia
As lutas das mulheres de todo o mundo e as influências das ideologias da igualdade de gênero na conquista de direitos.


Data

  • De 1 a 29 de setembro de 2018
    Sábados, das 14:30 às 17:30

Valor



Apresentação

Nos últimos 40 anos temos assistido ao desenvolvimento de teorias feministas com propostas muito diferentes entre si. O objetivo deste curso é fazer uma aproximação as múltiplas teorias feministas contemporâneas e, para tanto, pretende apresentar alguns dos processos que alimentam a atual reação patriarcal contra as mulheres: o capitalismo neoliberal, as servidões provocadas pela reinvenção de algumas tradições culturais e a violência sexual são os pilares fundamentais sobre os quais se assenta este intenso rearme ideológico masculino.

A conquista de direitos e as lutas de muitas mulheres de diferentes regiões do planeta, por um lado, e as influencias das ideologias da igualdade de gênero e dos direitos humanos, de outro, colocaram em alerta os patriarcados contemporâneos. E estes sistemas de domínio reagiram com evidentes mostras de violência, desde o aumento dos números do feminicídio até o tráfico de mulheres e crianças para a prostituição.

Em uma época de transformações, o movimento feminista deve refletir sobre seu novo papel, identificar as novas estruturas do poder patriarcal que estão sendo criadas e produzir estratégias para conceitualizar e desativar estes novos núcleos de domínio masculino. Diante desse quadro, é necessário pensar na criação de novos vínculos e pactos políticos entre as mulheres para neutralizar estes “ novos bárbaros do patriarcado” e conquistar espaços de liberdade, autonomia e igualdade para as mulheres.

 

Cronograma

  • Feminismos. A polêmica dos sexos no Iluminismo. As lutas pelo direito ao voto. Os anos 60 e “o pessoal é político”.
  • Ideologias Feministas: liberal, marxista, socialista, radical. Igualdade e Diferença. Outros Feminismos: lesbiano, chicano, negro, latino-americano.
  • De mulher a Gênero. Teorias Sociais e pensamento feminista. Dos Estudos da Mulher aos Estudos de gênero. Androcentrismo. Patriarcado. Sistemas sexo/ gênero.
  • Disputas do Gênero: os novos feminismos e a agenda contemporânea.

 

Aluno

Carga horária total – 4 encontros – 12 horas

Aberto a todos interessados

Não haverá aula no 08/09 – emenda de feriado

Inscrições até 28/08 ou até acabarem as vagas

 

Sobre a professora

Carla Cristina Garcia é mestre e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorada pelo Instituto José Maria Mora(México, DF). É professora da PUC-SP e autora dos livros Ovelhas na Névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura (Ed. Rosa dos Tempos/Record), Produzindo Monografia (Ed. Limiar), As Outras Vozes: memórias femininas em São Caetano do Sul (Ed. Hucitec), Sociologia da Acessibilidade (IESD), Hambre del Alma, Escritoras e o banquete de palavras (Ed. Limiar), Breve História do Feminismo (Ed. Claridade), O Rosa, o Azul e as Mil Cores do Arco-Íris e Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente (no prelo).

 

 

 

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Fixo: (11) 3081-6986

Cel/whatsapp: (11) 94528-8833

atendimento@barco.art.br

 

 


 

 

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel