Fronteiras do Feminismo

Fronteiras do Feminismo

com Carla Cristina Garcia
> Pós-colonialismo, teorias e práticas latino-americanas


Data

  • 23 de novembro a 14 de dezembro de 2019*
    Sábados, das 10h30 às 14h30

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$440,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$240,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Introdução

As questões e os desafios dos feminismos no século 21 são de dimensões globais e, por isso mesmo, requerem o reconhecimento das diversidades culturais das mulheres em suas realidades específicas. Sendo ainda central a luta pela igualdade de direitos civis, tais questões passam por identificar e superar heranças coloniais que são obstáculos aos avanços das teorias e das práticas feministas contemporâneas. 


Este curso tem por objetivo construir pontes de comunicação entre diversas tradições feministas que não foram e nem estão suficientemente representadas na literatura acadêmica e que postulam novas ferramentas para a construção de um feminismo pós-colonial. 


A partir de uma perspectiva transdisciplinar, discutiremos trabalhos que marcaram um giro nos debates sobre as teorias de gênero em âmbito internacional ao questionar visões etnocêntricas que não haviam considerado a articulação entre gênero e raça ou entre identidades culturais e de gênero, nem os estreitos vínculos entre o racismo e as práticas e ideologias patriarcais.

 

Apresentação

O movimento feminista tem se caracterizado, desde seu início, por sua capacidade de mutação e sua constante renovação. Esta história, diversa e plural, se produziu principalmente pelo encontro, ao longo de décadas, de novos pontos de vista que fizeram com que alguns de seus pressupostos e muitas de suas bases fossem submetidas a uma série de críticas e discussões. Este caminho serviu para enriquecer o pensamento e a ação feminista e para revelar novos espaços de opressão. 

Nas últimas décadas o crescimento exponencial das teses feministas pós-coloniais fez com que surgissem numerosas discussões sobre o feminismo em diferentes contextos planetários e suas variadas formas de ação. O feminismo desenvolvido a partir dos movimentos sociais europeus ou estadunidenses foi sendo revisto a partir de uma multiplicidade de pensamentos críticos desenvolvidos fora do centro que colocaram em questão algumas das formas tradicionais do feminismo ocidental. 

Neste sentido, este curso pretende discutir estes cruzamentos entre feminismos e fronteiras com a intenção de analisar este panorama, ainda pouco explorado, no qual a subalternidade étnica, os discursos raciais, a multiplicidade sexual e as relações sociais de corte global têm tornado necessária a recomposição de muitos dos pressupostos que a teoria política crítica havia dado como certos. 

Sem dúvida o feminismo é uma das teorias e práticas políticas que com maior intensidade soube viver esta crise dos conceitos, um fato que permitiu que em suas fronteiras tenham crescido inumeráveis propostas transformadoras e visões de mundo de enorme riqueza. A algumas delas nos dedicaremos neste curso.

 

Conteúdo

Discussão das principais propostas teóricas desenvolvidas pela crítica feminista pós-colonial e seus desdobramentos nos movimentos sociais de mulheres não ocidentais;

Análise de como o pensamento feminista pós-colonial formula a crítica à tradição e a herança feminista eurocêntrica a partir das margens e das fronteiras;

Reflexão sobre as possibilidades da construção de um conhecimento situado para a produção de uma epistemologia feminista latino-americana.

 

Aluno

Carga horária total – 3 encontros – 12 horas

Para: Aberto a todos interessados

*Não haverá aula no dia 30 de novembro

 

Sobre a professora

Carla Cristina Garcia é mestre e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorada pelo Instituto José Maria Mora (México, DF). É professora da PUC-SP e autora dos livros Ovelhas na Névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura (Ed. Rosa dos Tempos/Record), Produzindo Monografia (Ed. Limiar), As Outras Vozes: memórias femininas em São Caetano do Sul (Ed. Hucitec), Sociologia da Acessibilidade (IESD), Hambre del AlmaEscritoras e o banquete de palavras (Ed. Limiar), Breve História do Feminismo (Ed. Claridade), O Rosao Azul e as Mil Cores do Arco-Íris e Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente (no prelo).


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel