Laboratório de Leitura

Laboratório de Leitura

com Carolina Prospero, Maria Lucia Cury e Ricardo Mituti
> Leitura e reflexões em grupo da obra literária O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, com o objetivo de promover a humanização por meio do despertar dos afetos.


Data

  • 10 a 31 de agosto de 2019
    sábados, das 14h30 às 16h

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$390,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$215,00 (BRL)  


Conteúdo

O Laboratório de Leitura é uma atividade humanística que propõe o despertar dos afetos e ampliação da consciência por meio da literatura, com objetivo de humanização de seus participantes, como seres dotados de afeto, inteligência e vontade.

Em uma época distante de nossos dias, num reino à beira mar, um homem vai ao rei para lhe pedir um barco e sair à procura de uma ilha desconhecida. Mas, já àquela altura, não havia mais ilhas a serem descobertas nesse imenso oceano por onde navegaria.

Por que, então, desejaria descobrir tal ilha, se todas já estavam mapeadas?

É a partir do propósito desse homem que o conto se desenvolve, levando a encontros e desencontros sobre o que seria essa ilha e aonde estaria ela, afinal, ou quais seriam seus possíveis significados.

Tendo por base os temas presentes em O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, emoções, percepções e questões da existência humana serão levantadas e discutidas em grupo, de acordo com a metodologia proposta.

Desenvolvido na UNIFESP desde 2003, o Laboratório de Leitura é uma atividade que possibilita a reflexão sobre uma obra literária, com o objetivo de humanização e autoconhecimento. Sua finalidade não é promover uma discussão acadêmica, e sim mobilizar os afetos por meio das leituras e conversas a respeito da literatura clássica. A estrutura da atividade – formada de ciclos que contemplam encontros semanais de 1:30h de duração – permite um aprofundamento único nas narrativas selecionadas. Trata-se de uma experiência que abre espaço e tempo em nossas vidas para o pensar e o sentir juntos, revelando o verdadeiro potencial das grandes obras de arte. 

 

 

Aluno

carga horária total: 4 encontros – 6 horas

Público-alvo: Aberto a todos os interessados acima de 25 anos

 

 

Sobre os professores

Carolina Prospero Graziano é graduada em Letras pela Unicamp e Mestre em Teoria e História Literária pela mesma universidade, onde se especializou na obra de Clarice Lispector. É professora de língua portuguesa e literatura, tendo atuado em escolas privadas de São Paulo e região, além de coordenadora de grupos do Laboratório de Leitura, projeto originado na UNIFESP que busca a humanização por meio do contato com os clássicos. Atualmente, junto a atividades de mediação de leitura em empresas, como a Porto Seguro, trabalha como coordenadora da área de Linguagens do Colégio Santa Catarina, orientando a formação docente da equipe.

Maria Lucia Cury tem formação em administração hospitalar com experiência na área empresarial. É coordenadora do Laboratório de Leitura e Terapeuta floral.

Ricardo Mituti é jornalista e escritor. É coautor da não ficção “O Brasil do Sol Nascente” e autor dos livros “Histórias (Quase) Verídicas” e “Órfãos de São Paulo”.
É, também, idealizador e apresentador do talk show lítero-cultural Epígrafes, veiculado na internet entre 2016 e 2018, e coordenador do Laboratório de Leitura, metodologia de leitura compartilhada que objetiva a humanização por meio dos livros.
Também atua como palestrante, redator, roteirista, produtor, editor, ghost writer, narrador de audiolivros, mediador de debates, mestre de cerimônias e consultor para assuntos do mercado editorial e livreiro.

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel