Método Lee Strasberg - Actors Studio (Turma Out/2018)

Método Lee Strasberg - Actors Studio (Turma Out/2018)

com Estrela Straus
> A teoria e prática do lendário Método de atuação que formou gerações no cinema americano.


Data

  • De 11 a 14 de outubro de 2018
    Quinta, das 19h às 23h Sexta, Sábado e Domingo, das 11h às 19h

Valor


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Todas as vagas deste curso foram preenchidas.

 

Apresentação

Al Pacino disse uma vez que o pai da atuação cinematográfica foi Lee Strasberg. Isso porque a revolução da interpretação do ator americano se deu através do Group Theatre e do Actors Studio, ambos dirigidos por Lee Strasberg. Elia Kazan (membro do Group Theatre e fundador do Actors Studio) foi um dos grandes responsáveis por levar essa maneira de atuar dos palcos para o cinema. Mas afinal, o que é essa maneira de atuar? O que é o famigerado “Method acting”? Tanto seus críticos quanto alguns dos seus defensores diriam que é uma forma de atuação em que o ator misticamente se transforma no seu personagem ou tenta de alguma forma literalmente viver o personagem na vida. Como em todos os clichês, as duas explicações são falsas! Quando Lee Strasberg definiu o que se conhece popularmente como o Método, ele fez uma declaração simples “Method acting é o que todos os atores sempre fizeram quando atuaram bem”. Para um observador desavisado, tal declaração pode soar como um comentário egocêntrico, sugerindo que somente atores treinados pelo método de Strasberg seriam bons atores. Mas tal interpretação é o oposto do real significado do que Lee Strasberg disse. O que ele quis dizer é que o tão falado “Method acting” não é nada de novo. Na verdade, é tão velho quanto a civilização ocidental, tanto que os gregos foram os primeiros a teorizar e praticar o tipo de atuação hoje identificada com Lee Strasberg e a tradição de Stanislavski. Aristóteles disse que o segredo para mover paixões nos outros é movê-las antes em si mesmo e que o ator é capaz de fazer isso trazendo “visões” (imagens sensoriais) de experiências passadas. A sua maneira, Aristoteles estabeleceu o principio essencial do Método- o papel criativo da memória afetiva na imaginação do ator como fundamento do re-experienciar na atuação.

Lee Strasberg e Al Pacino em “O Poderoso Chefão 2”

Antigamente, o que hoje se chama de “Method acting” era chamado de “sentir o papel”, “atuação romântica”, “atuação emocional”, “inspiração divina”, “as musas”, etc… Esses termos poéticos tentavam descrever o processo orgânico da criatividade que o ator talentoso faz quando o objetivo de toda atuação é atingido: (re)experienciar a ficção da história como se fosse verdadeira e acontecendo aqui e agora.

O treinamento do Método possibilita ao ator emprestar-se às circunstâncias do texto de forma orgânica, seja no palco ou na tela. Seus grandes pilares são: Relaxamento e Concentração, qualidades a serem desenvolvidas através de uma sequência de exercícios. E claro, no curso vamos desmistificar a tão falada e mal compreendida Memória Emotiva, que nada mais é do que um ponto na imensidão que é a memória sensorial, essa sim, a grande ferramenta para a fé cênica do ator! A sequência de exercícios de Memória Sensorial treina o nosso corpo para responder de maneira verdadeira, no aqui e agora da cena, aos estímulos imaginários que um roteiro ou uma peça nos propõem.

Conteúdo

  • Breve história do Método de Lee Strasberg e sua íntima conexão com o Sistema de Stanislavski;
  • De Stanislavski a Strasberg, do Group Theatre ao Actors Studio;
  • Apresentação dos princípios básicos do Método;
  • Desmistificando mal entendidos sobre o Método;
  • Exercício de Relaxamento;
  • Exercício de Memória Sensorial;
  • Divisão de duplas de trabalho;
  • Exposição dos mecanismos de análise de cena;
  • Relaxamento seguido de Memória Sensorial. Intervalo;
  • Trabalho sobre cenas;
  • O trabalho sobre cenas contempla toda a trajetória para trazer a cena à vida: Análise de Texto. Exercício de fala e escuta. Improvisações;

Sugestões Bibliográficas

Um sonho de paixão (Dream of passion) – Lee Strasberg

Aluno

Carga horária total – 04 encontros – 25 horas

Quinta, das 19h às 23h
Sexta (é feriado mas terá aula), sábado e domingo, das 11h às 19h -com 1 hora de intervalo para almoço

Aberto a todos os interessados.

 

“Quando eu me formei no Strasberg, antes de ir embora de Nova York, eu prometi para o meu mestre compartilhar o que eu tive o privilégio de aprender lá no Strasberg Institut. É o que eu venho fazendo desde 2012 através do meu curso.

Aconteça o que acontecer, esteja eu onde estiver, sempre dou meu jeito de dar pelo menos um intensivo por semestre, pois para mim é muito importante dividir aqui no Brasil ferramentas que eu tive o privilégio de aprender em Nova York, nas minhas aulas compartilho também ferramentas importantíssimas que aprendi na Argentina com o mestre Augusto Fernandes e que tem tudo a ver com o Método, já que somos todos filhos de Stanislavski!!! Assim falando num português chulo: são caminhos para aprender a botar o seu na reta em cena, porque é quando o seu tá na reta, quando você está vulnerável e presente na cena (no palco ou no set) que um pedaço da sua alma se amalgama com o personagem e alguma verdade humana é compartilhada com o público.

São essas ferramentas, essa lógica, essa compreensão do trabalho do ator que eu venho colocando a prova trabalhando como atriz e preparadora no teatro cinema e tv e posso dizer com cada vez mais propriedade que elas funcionam mesmo!!! E quando digo funcionar, não me refiro a um saquinho de truques e sim a ter uma base segura técnica a partir da onde o talento individual de cada ator pode se expressar através de diferentes personagens e em todos os meios… Sou apaixonada pelo Método e o meu curso é onde eu gozo de ser canal desse Sonho de Paixão!

Estrela Straus

Sobre a professora

Estrela Straus é atualmente uma das mais requisitadas preparadoras de atores do mercado. Preparou o elenco da segunda e terceira temporadas da série Me Chama de Bruna (Fox), dos longa-metragens Amaré de Marcel Izidoro, Carlinhos e Carlão e De novo não, ambos de Pedro Amorim, e atualmente trabalha como preparadora na novela Espelho da vida, próxima das 18h na Rede Globo. Ministra desde 2012 o curso O Método Lee Strasberg – Actors Studio.

Formou-se no Conservatory Studies do Lee Strasberg Film and Theatre Institute em Nova York. Em São Paulo, é formada no Teatro Escola Célia Helena – onde também foi professora de interpretação – e estudou no CPT de Antunes Filho. Trabalha como atriz desde os 16 anos em TV, teatro e cinema. Estudou cinema na EICTV (Cuba) e na Universidad del Cine (Argentina). Em Buenos Aires estudou com dois mestres da tradição stanislavskiana Argentina: Augusto Fernandes e Agustin Alezzo. Dirigiu os curta metragens Fim e My favourite things ou Liberdade e as peças Vanities em NY e Fracture em Berlim.

Em 2014 se radicou em Buenos Aires, mas segue trabalhando no Brasil. Seus trabalhos mais recentes como atriz foram os longas Invisible de Pablo Giorgelli na Argentina, Amaré de Marcel Izidoro e De novo não de Pedro Amorim.

Escreve um blog sobre atuação: blogdeatriz.blogspot.com/

Professor

Local

Telefone do local: (11) 3081-6986

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel