Micropolíticas cotidianas

Micropolíticas cotidianas

com André Resende
> Diálogos sobre agir, pensar, viver e julgar no cotidiano.


Data

  • De 16 de fevereiro a 15 de junho de 2019
    Sábados, das 11h às 13h

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$1.490,00 (BRL)  
Parcelado - 3xMais Detalhes  R$560,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Apresentação

Micropolítica é a capacidade que cada um tem de interferir em seus hábitos cotidianos partindo da construção de um entendimento sobre como deve agir, como deve pensar, como deve viver, como deve interagir com as pessoas e diante das exigências sociais e dos modelos existenciais. No Século XX, experimentamos um significante-dominante, a padronização do imaginário, em que todos nós tínhamos de viver, agir, pensar e interagir a partir de padrões que determinavam nossos desejos, criando uma servidão voluntária.

No Século XXI, o modelo parece ter rompido o padrão anterior, mas, é bem verdade, seguiu um plano de evolução. Se antes havia uma padronização do imaginário, agora, há um imaginário padronizado que nos diz que devemos aspirar aquilo que todos aspiram, devemos desejar aquilo que todos desejam. Devemos ser como os outros são. Antes, fomos enquadrados para desejar o que nos era oferecido. Agora, devemos confiar naquilo que todos desejam, diga-se, dentro de seus guetos de consumo e de identificação cultural. Cada vez mais se trabalha e se consome deixando para amanhã o compromisso de saldar a felicidade do presente, movida pelo consumo facilitado. Como lidamos com dinheiro, com crédito parcelado, com a gentileza, com o amor, a tolerância, a compaixão, os amores possíveis, as relações sociais e afetivas, com a civilização lixo, a aposentadoria, viagens, parceiros, amigos, sócios, com os consumos materiais, com o sucesso, os alimentos, entre outros temas sobre trabalho, lazer, bem-estar, conhecimento, informação.

 

 

Cronograma

Encontro 1: Vínculos psíquicos

Encontro 2: Vítimas

Encontro 3: Remédios para a vida e alma

Encontro 4: Amor e relacionamentos

Encontro 5: Amigos e amizades

Encontro 6: Viver com os outros

Encontro 7: Gentileza

Encontro 8: Tolerância

Encontro 9: Estágios morais e ética pessoal

Encontro 10: Em torno dos masculinos

Encontro 11: Tarefas domésticas

Encontro 12: Filhos

Encontro 13: Endividamento

Encontro 14: Previdência

Encontro 15: Desacelerar

 

 

Aluno

*não haverá aula nos dias 02/03 e 20/04

Carga horária total – 15 encontros – 30 horas

Inscrições até 16/02 ou enquanto durarem as vagas

Para: aberto a todos os interessados

 

 

Sobre o professor

André Resende é escritor e psicanalista. Nasceu em Recife, em 1964, mora em São Paulo. Como escritor tem onze livros publicados: ensaios, jornalismo, psicanálise, ficção (www.cubzac.com.br e www.inmedires.com.br).Tem oito peças de teatro. É roteirista. Os mais recentes livros, dois romances: Diasassados (InMediaRes) e Penélope Africana (Cubzac/CEPE). Como psicanalista, faz atendimento e supervisão individuais, coordena grupos de estudos. Livro de ensaios em psicanálise: Zômis – em torno dos masculinos (Cubzac). É supervisor e editor de romances, contos, ensaios, roteiros e peças de teatro. Coordena grupos de diálogo em torno de Micropolíticas Cotidianas e Dos Masculinos há quase uma década. Está à frente da SIX Educação e do Programa Emocional e Social, que leva a escolas e faculdades atividades com teatro, sequências didáticas e atividades em grupo sobre habilidades emocionais, inteligências e estágios de moralidade. É editor das coleções Psicanálise e Um Ponto Azul-Claro, de Ciências, na editora CUBZAC. Foi idealizador e apresentador do projeto Frente da Psicanálise, espaço de interação e diálogo com artes, cultura e ciências, e coeditor da revista de psicanálise Intersecção, da instituição psicanalítica IPB.

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel