Projetos socioculturais: Estratégias para a sustentabilidade financeira

Projetos socioculturais: Estratégias para a sustentabilidade financeira

com Fernanda Manzoli
> Instrumentalização e compreensão das maneiras mais eficazes de buscar parcerias, mapear apoiadores, analisar cenários e acessar as diferentes fontes de recursos.


Data

  • De 18 a 20 de fevereiro de 2019
    Segunda a quarta, das 19h30 às 22h30

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$490,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$275,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Conteúdo

O curso foi elaborado com o intuito de promover ao aluno a compreensão sistêmica a respeito do universo do Fundraising e, para tanto, navegar pelas diferentes fontes de recursos e inúmeras estratégias e ferramentas existentes para mobilizá-los – seja ele financeiro, material ou humano, pelos fundamentos e práticas para a  elaboração de projetos consistentes e elegíveis e, por fim,  para a compreensão do papel fundamental que o planejamento estratégico voltado para a mobilização de recursos (PEMR) desempenha na busca pela sustentabilidade financeira, assim como, para a realização de novos projetos, ampliação ou manutenção dos já existentes. 

Abarcará ainda breve introdução para criação de indicadores e metas, além de oferecer amplo leque de possibilidades de articulação e trabalho em rede a partir de causas e interesses comuns, seja uma OSc (Organização da sociedade civil), coletivos, grupos de pessoas, empreendedores sociais, educadores, gestores, para a sociedade civil em geral, aqueles que se identifiquem com a ideia de realizer um trabalho, ter um negócio, desenvolver uma ação ou atividade com propósito (cultural, social, empreendedor, etc), ser um agente transformador e co-criador  de novas possibilidades, oportunidades e pontes em prol do bem estar geral da sociedade.  
  

Partindo do potencial de transformação que o engajamento social possui para solucionar impasses, necessidades, urgências e problemas públicos, defender causas e direitos, educar, formar e desenvolver pessoas e comunidades, os alunos serão convidados a compreender, por meio de uma visão sistêmica, as fontes disponíveis de recursos, as 3 estratégias principais, as 16 estratégias secundarias e algumas ferramentas disponíveis para mobilizá-los, as etapas de um planejamento estratégico voltado para mobilização de recursos, editais nacionais e internacionais, leis de incentivo, elaboração de projetos, construção de indicadores, geração de renda própria, trabalho em rede, engajamento e impacto social.

Este projeto tem o propósito de sensibilizar e instrumentalizar os alunos para a importância do tema a fim de que se tornem verdadeiros protagonistas, compreendendo as maneiras mais eficazes de buscar parcerias, mapear possíveis apoiadores, analisar os cenários e compreender as nuances necessárias para acessar, por meio de inúmeras estratégias disponíveis, as diferentes fontes de recursos.

 

 

Objetivos

Identificar a importância das articulações estratégicas para atingir os resultados desejados e ampliar sua consciência cidadã, senso de comunidade e engajamento social.

Promover a conscientização e aprendizagem dos alunos sobre as diferentes formas de captação de recursos, quais fontes, estratégias (leis de incentivo, editais, crowdfunding, eventos, etc).

Oferecer aos alunos uma visão sistêmica sobre a mobilização de recursos e sua relação com o desenvolvimento local e socioeconômico.

Entender o ciclo e os formatos para a elaboração de projetos consistentes, viáveis e elegíveis, introduzir criação de metas e indicadores, além das fases para o desenvolvimento do planejamento estratégico e sua importância como ferramenta essencial na busca pela sustentabilidade financeira.

 

 

Cronograma

Aula 01

O poder de uma causa e a importância das articulações estratégicas para atingir os resultados.

 

Aula 02

onde estão os recursos disponíveis e como realizar um mapeamento eficaz dos parceiros estratégicos.

 

Aula 03

elaboração de projetos, esclarecendo as principais etapas que constituem um projeto, os pontos de atenção e formas mais eficientes de estruturar o projeto visando sua aprovação. Após a aula expositiva, os alunos serão convidados a formarem grupos para montar um projeto.

 

Aluno

Carga horária total – 03 encontros – 09 horas

Para: Gestores de OSCs, Desenvolvimento institucional, sustentabilidade e responsabilidade social, negócios de impacto social, empreendedores sociais, educadores, analistas de projetos, captadores de recursos e articuladores.

Inscrições até 18/02 ou enquanto durarem as vagas

 

Sobre a professora

Fernanda Manzoli é psicóloga (PUC-SP), especialista em Psicologia e Educação (Alubrat), Mestre em Ciências Sociais (PUC-SP) e graduanda de Pedagogia (FMU). Há quase 10 anos atuando em Organizações da Sociedade Civil, tem experiencia em gestão de desenvolvimento institucional, de projetos e programas, captação de recursos, Psicologia social, Desenvolvimento local e comunitário, desenvolvimento sustentável.

Foi colaboradora do livro FRELLER, Michel. Guia sobre Incentivos Fiscais para Captadores de Recursos de Oscs, atualmente é consultora e professora, tendo ministrado aulas e palestras no Instituto Filantropia, PUC, Pós Graduação Senac, Confederação Nacional das Industrias, entre outros, afim de contribuir para o desenvolvimento humano e seu potencial de criativo.

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel