Narrativa Audiovisual

Narrativa Audiovisual

com Marta Nehring
> Os fundamentos do roteiro de filmes e séries de tv; A arte de contar histórias para as telas, da natureza do drama aos conhecimentos de gênero e conflito.


As inscrições estão encerradas.

Deixe seu contato e avisaremos quando houver uma nova edição deste curso.

VAGAS ENCERRADAS PARA ESSA TURMA
10 de setembro a 26 de novembro de 2019
Terças, das 19h30 às 22h30

 

Atentos à crescente demanda do marcado audiovisual por roteiristas qualificados e instrumentalizados para atuar nos diversos setores e com domínio dos diferentes gêneros, elaboramos o curso de Narrativa Audiovisual. Com o intuito de atender desde o roteirista iniciante, que está começando a descobrir sua narrativa, até profissionais de mercado interessados se reciclar e agregar qualidade aos seus projetos.

 

Apresentação

A prática do roteiro requer habilidade para pensar boas histórias, cenas fortes e diálogos afiados, mas requer igualmente dominar as ferramentas da narrativa audiovisual por meio das quais filmes e séries comunicam sentido para o público.

Este curso irá abordar os fundamentos da narrativa audiovisual desde os princípios ancestrais da transmissão de histórias, passando pelos conceitos essenciais de dramaturgia, até as técnicas específicas de roteirização. Serão realizadas aulas teóricas e exercícios práticos, integrando análise e criação em um mesmo processo.

O objetivo do curso é explorar a arte da narrativa audiovisual, campo do conhecimento decisivo para que um futuro escritor das telas tenha melhor compreensão do seu trabalho e, com isso, mais habilidade de narrar.

 

Metodologia

Combina aulas expositivas com exercícios práticos de escrita, empregando a análise fílmica como ferramenta didática para ampliar a sensibilidade do olhar e fortalecer a capacidade de contar histórias – um caminho para se ver e se pensar como um roteirista. Cada tema apresentado será acompanhado por uma bibliografia.

 

Conteúdo

1.Fundamentos da Narrativa Audiovisual: A produção de sentido na imagem cinematográfica e os sistemas de significado que entram em jogo a cada plano. A cultura visual e a iconografia: introdução à análise dos signos e motivos. Intertextualidade e ideologia. Figuras de linguagem e a retórica das imagens. Narrar com a câmera e a trilha. O poder da montagem.

2. A narração: estrutura e representação: Do que tratam os filmes? Modelos de roteiro e roteiros modelo. Parâmetros da estrutura em 7 e 12 estágios. Universos diegéticos e seus conflitos: do mundo rural à megalópole. Fábula, drama, mito e outros padrões de estrutura.  Narração e enunciação.  Objetivar a subjetividade, tornar a intimidade visível.  Lugar(es) de fala e de escuta. Realidade, diegese e verossimilhança. O arco dramático e suas estratégias.

3.Gênero Taxonomia das formas-conteúdo. Os recortes de gênero.  Os gêneros cinematográficos e a indústria do audiovisual. Gênero e enredo. Gênero e personagem. Gênero e público. Gênero e construção da verossimilhança.

4. Personagem A construção da personagem: vontade, objetivo, conflito e obstáculos. Conflito externo e conflito interno. Visão de mundo e sistema de imagens. Elementos para uma tipologia. Personagens planos e personagens redondos. Modernos e clássicos. A personagem e as situações dramáticas. Personagem de filme e personagem de série. Arco dramático da personagem.

5. Fundamentos do roteiro: premissa, storyline e tema como duplo ideológico. Premissa de filme e premissa de série. Logline e Tagline. O mito da ideia genial. O tema, a forma e as demandas imaginárias. Storyline e a curva dramática: começo, meio e fim (apresentação, conflito, resolução).

 

Cronograma

aula 1 – Introdução à prática do roteiro

aula 2 – Fundamentos da narrativa audiovisual

aula 3 – Fundamentos da narrativa audiovisual

aula 4 – Do que tratam as histórias?

aula 5 – Narração e estrutura I

aula 6 – Personagem I

aula 7 – Personagem II

aula 8 – Personagem III

aula 9 – Narração e estrutura II

aula 10 – Gênero I

aula 11 – Gênero II

aula 12 – Modelos de roteiro e roteiros modelo.

 

Vídeo

Assista a professora falando sobre o curso.

 

Aluno

Carga horária total – 36 horas – 12 encontros 

Para interessados em contar histórias e aprofundar os fundamentos da escrita de roteiro.

 

 

Sobre a professora

Marta Nehring é roteirista profissional desde 2009. Começou a carreira como redatora de publicidade, é diretora de documentários, mestre em Teoria Literária e doutora em Cinema (ambos pela USP). Da sua formação fazem parte cursos de dramaturgia e técnicas narrativas. Foi professora de História do Cinema e dá aulas de roteiro.

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel