O Início, o Desenvolvimento e o Final nas Narrativas Audiovisuais

O Início, o Desenvolvimento e o Final nas Narrativas Audiovisuais

com Inés Bortagaray
> Os desafios da criação, os erros e os (possíveis) acertos na escrita de ficção


Data

  • 22 a 24 de outubro de 2019
    Terça a quinta, das 19h30 às 22h30

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$620,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$340,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Apresentação

Roteirista de A Vida Invisível (filme que em 2019 venceu o Grand Prix Un Certain Regard em Cannes e foi indicado pelo Brasil para competir como Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020), Inés Bortagaray ministra oficina teórica e prática sobre roteiro cinematográfico em outubro no b_arco. A aulas serão centradas no processo criativo e nas diferentes etapas da narrativa audiovisual.

A roteirista também escreveu os filmes Una Novia Errante (selecionado para o Festival de Cannes 2019) e Mi Amigo del Parque (Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance 2016) e La Vida Útil (indicação uruguaia ao Oscar 2010), entre outros.

 

Conteúdo

Através de conceitos propostos pela ministrante durante os 3 dias de oficina, pretende-se desenvolver o olhar crítico e sensível dos participantes na busca de histórias que possam ser transformadas em uma sinopse e, posteriormente, em um roteiro de filme. Em cada encontro, as referências (cinematográficas ou literárias), que servirão de estímulo ou exemplo, serão compartilhadas com os participantes a fim de ilustrar os conceitos propostos.

 

Encontro 1 – O roteiro cinematográfico: Os inícios

Os gatilhos, os pontos de inspiração, os bloqueios.

  • A premissa
  • O story-line
  • A apresentação dos personagens
  • A memória, as recordações
  • O início da viagem

 

Encontro 2 – O roteiro cinematográfico: O meio

Os problemas. As dúvidas. Os múltiplos caminhos A tentativa e o erro.

Trabalharemos em um story-line para criar uma sinopse. Investigaremos a jornada do herói. O personagem, o protagonista, o antagonista, os objetivos, os obstáculos, o conflito. O personagem em ação, ou como as ações falam por nossos personagens.

 

Encontro 3 – O roteiro cinematográfico: O fim

O clímax. A resolução. O estranhamento: nos distanciamos para olhar mais de perto. Investigar os caminhos possíveis para a história, a partir desse olhar mais distante.

 

Nota 1: Serão bem-vindas as contribuições dos participantes – histórias, sinopse ou argumentos em processo – para alimentar a conversa ou para serem trabalhadas nos exercícios propostos durante a oficina. No entanto, não é essencial que os participantes tragam materiais prévios.

Nota 2: A oficina será ministrada em espanhol. Com assistência para eventuais dúvidas com palavras e expressões.

*Foto: Magela Ferrero

 

 

Alunos

Público alvo: Estudantes de audiovisuais, roteiristas, escritores

Carga horária total- 3 encontros – 9 horas

 

 

Sobre a professora

Inés Bortagaray é roteirista e escritora.
Co-roteirista de A Vida Invisível (Karim Aïnouz, Brasil), que em 2019 venceu o Grand Prix na Un Certain Regard em Cannes e foi indicado pelo Brasil para competir como Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020. Co-roteirista nos longa-metragens La Vida Útil (de Federico Veiroj), Unaa Novia Errante e Mi Amigo del Parque (ambos de Ana Katz). Esse último ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance de 2016. Escreveu o roteiro de Tokyo Boogie ( (Pablo Casacuberta y Yuki Goto,  Finalista no festival Sundance em 2001 e prêmio FONA em 2002).

Atuou como consultora nos roteiros de Sueño Florianópolis (Ana Katz, Argentina, 2017), Hogar (Maura Delpero, Itália / Argentina) e Los Tiburones (Lucía Garibaldi, Uruguai).

Participante como palestrante e júri de pitching no concurso de longas-metragens do Frapa 2016, Festival dos Roteiros de Porto Alegre. Júri de fundos e competições como PROIMÁGENES, Colômbia. 2016; Fundos uruguaios de Fomento (2009 e 2016) e MVD Filma (2013); BAFICI Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina. 2015.

Publicou três livros: Ahora tendré que matarte (coleção dos Flexes Terpines, dirigida por Mario Levrero), Prontos, listos, ya (publicado nos Estados Unidos, Bolívia, Chile e Brasil) e o mais recentes Cuántas aventuras nos aguardan.

 

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel