Oficina de Haikai

Oficina de Haikai

com Alice Ruiz
> Técnica e prática da poesia mínima de origem japonesa


Data

  • De 25 a 27 de fevereiro de 2019
    segunda e terça, das 19h30 às 22h30 / quarta, das 19h às 23h

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$390,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Conteúdo

Essa oficina se propõe a familiarizar os participantes à técnica e prática do haikai – poesia mínima de origem japonesa. Dentro da parte teórica temos um apanhado sintético – uma introdução à “filosofia” zen, em função do haikai ser uma das práticas em direção à iluminação-satori. Esta parte é uma espécie de preparação do espírito para que os participantes se coloquem em “estado poético”.

Em seguida abordamos a técnica e forma, o que inclui algumas noções da escrita ideogrâmica.

Analisamos e cotejamos a produção de haikais japoneses e brasileiros, em conjunto, tendo assim um rápido apanhado histórico.

Na parte prática, iniciamos com exercícios de tradução passando para a criação em conjunto, entre os participantes e com a coordenadora, além das produções individuais.

 

Aluno

Carga horária total – 03 encontros – 10 horas

Para: basta ter interesse, a partir da adolescência.

Inscrições até 25/02 ou até acabarem as vagas.

 

Sobre a professora

Alice Ruiz é poeta, compositora, tradutora. Ministra oficinas de haikai no Brasil, desde 1990. Finalista da categoria infantil no prêmio Jabuti 2011. Como compositora, tem parcerias com Alzira Espíndola, Arnaldo Antunes, Chico César, Estrela Ruiz Leminski, Itamar Assumpção, João Suplicy, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Marcelo Jeneci, Mônica Freire, Ná Ozzetti, Sandra Peres, Waltel Branco, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, entre outros, Foi gravada, além dos parceiros, por Cássia Eller, Zélia Duncan, Adriana Calcanhoto e Gal Costa, entre outros. Em 2005, lançou, pela Duncan Discos, com Alzira Espíndola, o CD de música e poesia, Paralelas, só de parceria das duas. E, com ela, apresentou, em vários estados e cidades do Brasil, um espetáculo lítero-musical, com o mesmo nome. Em 2007, Rogéria Holtz, compositora e intérprete, lançou o CD No País de Alice, só com letras de Alice Ruiz, e músicas de parceiros variados. Participação em várias antologias, no Brasil, México, Argentina, Espanha, Irlanda, Bélgica e USA.

 

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel