Oficina de Poesia

Oficina de Poesia

com Diana Junkes
> Leitura, reflexão e produção de Poesia.


Data

  • 8 de agosto a 24 de outubro de 2019
    Quintas, das 19h30 às 22h30

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$2.000,00 (BRL)  
Parcelado - 3xMais Detalhes  R$733,33 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Apresentação

Esta oficina tem dois objetivos principais. O primeiro objetivo é proporcionar aos participantes atividades de leitura e reflexão sobre o texto poético, em suas mais variadas manifestações, a partir de um repertório variado, de poetas de língua portuguesa e poetas traduzidos para o português, incluindo-se também criações mais próximas da cultura popular, passando pelas manifestações poéticas urbanas, como o rap e o slam. A esse objetivo vincula-se a prática de exercícios de leitura crítica de poesia, seja por meio de discussões coletivas ou por meio da produção de pequenos ensaios individuais. O segundo objetivo, que está totalmente atrelado ao primeiro, é a proposição, aos participantes de exercícios de escrita poética, respeitando-se estilos individuais com vistas a oportunizar, a cada um, a construção de um projeto autoral próprio e a criação de poemas.

 

Conteúdo

Ampliação do repertório de leitura de poesia por meio da leitura de poetas modernos e contemporâneos, mas também poetas clássicos e populares, passando por saraus da periferia e slam.
Desenvolvimento de senso crítico para leitura, interpretação e reflexão sobre a poesia.
Realização de exercícios de crítica de poesia por meio de debates e redação de pequenos ensaios.
Estudo das especificidades do texto poético (o que faz de um texto poema? ).
Desenvolvimento de um projeto pessoal de escrita de poesia, por meio da realização de exercícios criativos, revisão e apresentação dos poemas autorais.

 

*”Uma incomensurável parcela de mim”, Maria Bonomi, 1974, litografia a cores

Aluno

Carga horária total: 12 encontros – 26 horas
Aberto a todos os interessados

 

Sobre a professora convidada

Diana Junkes nasceu em São Paulo, em junho de 1971. É poeta, crítica literária e professora de literatura. Possui mestrado (2004) e doutorado (2008) em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Foi Visiting Scholar  da University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA -2010), onde desenvolveu trabalhos sobre literatura e cultura brasileiras, a partir de alguns textos de Machado de Assis. Possui pós-doutorado na área de Análise do Discurso e Psicanálise pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo  (FFCLRP-USP) (2011). Foi Visiting Fellow da Universidade de Yale (EUA-2012), onde desenvolveu pesquisas específicas sobre Haroldo de Campos, cultura e poesia brasileiras na contemporaneidade. É professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, na graduação e na pós-graduação, onde também atua como  pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura. Coordena o acordo de intercâmbio internacional entre o Programa de Estudos de Literatura-UFSCar e o Programa de Literatura da Universidade de Playa Ancha – Chile. Sua principal linha de pesquisa desenvolve-se na área de Letras, com ênfase em estudos de Literatura e Cultura Brasileiras na modernidade e contemporaneidade. Atua, principalmente, nos seguintes temas: literatura brasileira contemporânea, em especial poesia; Haroldo de Campos; literatura, artes plásticas e psicanálise; teoria e crítica do texto poético. É Pesquisadora do grupo Poesia e Contemporaneidade – UFF e do grupo Análise do Discurso-Interfaces (USP-RP/ CNPq). Líder do Grupo  de Pesquisas de Poesia e Cultura (GEPOC/ CNPq – UFSCar). Recebe bolsa produtividade do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa), uma das bolsas de pesquisa mais reconhecidas do país.


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel