Onde o Documentário começa

Onde o Documentário começa

com Thiago Iacocca
> Desenvolvendo um documentário, séries de TV e longas: conceitos e fundamentos básicos, da ideia à ilha de edição.


Data

  • De 14 a 17 de janeiro de 2019
    Segunda a quinta, das 19h30 às 22h30

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$460,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$250,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Apresentação

Onde o documentário começa promove uma abordagem passo a passo sobre o caminho percorrido para a realização de um projeto de documentário. Navegando pelos elementos necessários ao desenvolvimento de longas e séries, o curso apresenta aos alunos a estrutura criativa que envolve o gênero a partir da experiência do professor Thiago Iacocca e de exemplos do mercado, aprofundando nos pontos essenciais desse processo – da ideia à ilha de edição –,  e esclarecendo todas as etapas que formam uma proposta clara, objetiva e viável de um projeto documental.

O Brasil atravessa mais um momento determinante de sua história e, por isso, as inúmeras nuances e perspectivas que constroem esse cenário merecem uma observação atenta e, mais do que isso, um registro à altura da realidade em que nos encontramos. Nesse contexto, o curso traz os fundamentos que estruturam o desenvolvimento de um projeto documental: ideia, argumento conceito, escolha de dispositivos, pesquisa de tema, pesquisa de personagens, construção de pautas e roteiros, além de aspectos particulares da linguagem, direção e montagem.

As infindáveis possibilidades para se contar uma boa história de maneira original, em um cenário em que séries documentais são estratégicas na composição da programação da TV Paga, torna o curso “Onde o documentário começa” interessante aos profissionais do audiovisual e uma alternativa a jornalistas em busca de transição profissional.  Também é recomendado para todos que desejam desenvolver uma ideia e/ou atuar nesse efervescente mercado, principalmente aqueles que já trabalham nas áreas de comunicação e artes.

 

Cronograma

Dia 1
Ideia: Argumento, Conceito e Logline

A primeira aula do curso fundamenta a transformação de uma IDEIA em um CONCEITO bem definido, e apresenta os elementos básicos que fazem parte desse desenvolvimento inicial, trazendo exemplos bem-sucedidos do mercado.

 

Dia 2
Forma: Dispositivo, Estrutura, Formato e Referências

Um bom documentário é apoiado em DISPOSITIVOS NARRATIVOS claros, permitindo a definição de uma estrutura que sustente a narrativa. Nesta aula, o aluno é apresentado à FORMATAÇÃO de um projeto.

 

Dia 3
Conteúdo: Pesquisa, Personagens, Pautas e Roteiro

A DIREÇÃO DE CONTEÚDO começa na pesquisa do tema e se desdobra na busca por personagens, escritura das pautas e dos roteiros e definição das ações documentais a serem propostas.

 

Dia 4
Olhar: Linguagem, Direção e Montagem

Documentários são o resultado dos OLHARES de seus realizadores. A última aula demonstra o que isso significa na prática e conceitualmente através das escolhas de linguagem, direção e montagem. Para encerrar, dicas de PITCHING e encaminhamento de projetos para o mercado.

 

Aluno

Para: O curso é voltado aos interessados no desenvolvimento de projetos documentais para televisão e cinema, especialmente roteiristas e diretores, além de jornalistas em busca de transição profissional.

Carga horária total – 04 encontros – 12 horas

Inscrições até 14/01 ou até acabarem as vagas.

 

Sobre o professor

Thiago Iacocca é roteirista e pesquisador especializado no gênero documental. Formado em jornalismo pela PUC-SP (2002), atua no mercado audiovisual desde 2013. Já desenvolveu séries e longas documentais exibidos e inéditos para cinema e para canais como HBO, Arte1, +Globosat, Combate, Futura, Curta! e GloboNews. Recentemente, integrou o Núcleo Criativo da Buriti Filmes liderado por Laís Bodanzky onde escreveu seu primeiro longa de ficção. Antes da incursão no audiovisual, criou a revista independente de cinema BETA, que dirigiu até 2011, quando editou livros sobre cinema. Trabalhou com jornalismo televisivo (Band e Record) e impresso. É autor dos livros “Furta-cor” (2006, romance) e “Meu avô italiano” (2010, infantil, quinta edição). Fundou a NOI #DOC (www.noidoc.com), um núcleo criativo independente especializado no desenvolvimento de documentários.

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel