A Lógica por trás do Humor

A Lógica por trás do Humor

com Maurício Rizzo
> O encontro visa expandir a sensibilidade e a versatilidade de quem pretende atuar no humor, seja como autor, roteirista ou ator.


Data

  • Dia 15 de setembro de 2018
    Sábado, das 10h30 às 13h30

Valor


Apresentação

O curso tem o objetivo de familiarizar os participantes com os diversos códigos de humor que estão por trás de qualquer estilo de comédia. Com enfoque analítico e vários exemplos de filmes e programas de humor, este encontro visa expandir a sensibilidade e a versatilidade de quem atua ou pretende atuar nesta área como autor/roteirista/ator.

 

Conteúdo

  •  Análise dos parâmetros que provocam o riso – As cinco “Chaves do humor” (Transgressão, Inversão de Expectativa, Contradição, Identificação e Repetição);
  • A importância da reação do personagem para potencializar uma situação cômica;
  • A variação do tom de interpretação: Teatral x Naturalista;
  • O comportamento do espectador – Comicidade ou dramaticidade de um evento depende do ponto de vista e/ou do tempo que ele ocorreu;
  • Apresentação de duas abordagens: Foco do Humor no Personagem x Foco do Humor na Situação;

 

Aluno

Carga horária total – 01 encontro – 03 horas

 

Sobre o professor

Maurício Rizzo é roteirista e ator do programa humorístico Tá no Ar: a TV na TV, indicado ao Emmy Internacional de Melhor Comédia em 2017. Durante 14 anos, desenvolveu projetos na Rede Globo com enfoque em humor. Escreveu os seriados A Diarista, A Grande Família, Junto & Misturado e trabalhou com Marcius Melhem na criação do piloto humorístico Os Caras de Pau. Para o canal a cabo, escreveu episódios o seriado Cilada em parceria com Bruno Mazzeo, veiculado em 2008 no canal Multishow. No teatro escreveu o texto do espetáculo Como é que Pode? em parceria com Gabriel Louchard (ainda em cartaz) e TV Temas cujo conteúdo foi posteriormente adaptado para Internet e veiculado no canal de humor TV Vai com as outras. No cinema, escreveu e dirigiu os curtas-metragens Tempos Idos, com Louise Cardoso (ganhador do Júri Popular do Festival de Cinema de Vitória) e Quintas Intenções, com Bruno Mazzeo e Renata Castro Barbosa (Melhor Curta Metragem Digital – Cine PE).

 


Apoio

BRAVI               

 

*Descontos para associados

Professor

Local

Telefone do local: (11) 3081-6986

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel