Roteiro de Animação com Foco para Produção Infantojuvenil

Roteiro de Animação com Foco para Produção Infantojuvenil

com Gabriella Mancini
> As especificidades de escrever para esse público


Data

  • 20 e 21 de julho de 2019
    Sábado e domingo, das 10h às 14h

Valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$490,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$265,00 (BRL)  

Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!


Apresentação

Há poucas décadas, as crianças não tinham animações brasileiras para assistir. Hoje elas são muitas, de estéticas diversas. Algumas são líderes de audiência dos canais, competindo com animações estrangeiras de sucesso, para as quais não devemos nada em termos de qualidade.

Aprendemos a fazer animação “na marra”, pois há poucos cursos e material teórico publicado sobre o tema (e, quando há, é mais voltado à parte técnica e não à criação do roteiro, além de não contemplarem especificamente o público infantojuvenil). Neste workshop, Gabriella Mancini busca compartilhar o que aprendeu nos últimos anos, seja pesquisando, conversando com especialistas ou escrevendo animações para esse público (desde bebês até o público juvenil) em diversas produtoras. A parte teórica será entremeada com exibição de material audiovisual sobre o tema.

 

 

Cronograma

Aula 01

  • História da animação brasileira, focando na produção infantojuvenil (linha do tempo com exibição de trechos das produções que fizeram nossa história)
  • Animação ou live action? Diferenças principais, vantagens e desvantagens, limitações
  • Temas e conflitos recorrentes (diferenciando os espectadores de 0 a 12 anos)
  • Personagens (qual o personagem mais adequado para viver aquele conflito, ou naquele mundo, quais os mais adequados para cada faixa etária, como causam empatia, o papel dos adultos nas animações infantis, o narrador, como funcionam os protagonistas solitários, as duplas, os trios, as turmas, coviewing…)
  • Estruturas mais usadas (análise de episódios para diferentes faixas etárias e como elas impactam nossa história)
  • Formatos de animação mais usados (em relação a duração, faixa etária, canais, técnicas, vendas para o exterior…). Qual o melhor formato para minha ideia?
  • Formato de roteiro animação x live-action (especificidades. Inclui comparação do roteiro em versão final e inicial – antes da contribuição da equipe de animação)
  • Alguns processos de escrita
  • Dicas de roteiristas profissionais da animação (o que é mais importante ter em mente para escrever animação para crianças?)
  • Dicas de diálogos.

 

 

Aula 02

  • Construção do universo (o que pensar na hora de criar o universo de sua série ou filme?)
  • Trilha sonora/música na animação (função e exemplos de como podem ajudar a contar nossa história)
  • Humor (como causar graça na animação, com foco no humor físico e non sense)
  • Adaptação de histórias (dicas gerais + contos de fadas, ponto de partida para várias animações)
  • Documentário animado (como a animação pode ajudar no documentário + estudo de caso de uma série que escrevi)
  • Resumo das etapas da animação (depois que crio, por quais etapas minha ideia passa até ir para as telas?)
  • Pitching e bíblia – como apresentar meu projeto de animação
  • Check list animação final (resumo do curso)
  • Exercício prático – cada aluno deve apresentar uma ideia para animação (qualquer formato) para discussão em sala de aula.

 

Aluno

Carga horária total – 2 encontros – 08 horas

Para: Roteiristas, animadores, diretores, produtores ou curiosos que queiram aprender mais sobre como escrever animação para crianças. O foco é nas especificidades do roteiro de animação; por isso, conhecimento básico de roteiro é bem-vindo, embora não essencial para a compreensão do curso.

*Crédito: Animação “Ada e Rói” (Mandra Filmes)

 

 

Sobre a professora

Gabriella Mancini, 40 anos, é roteirista de cinema e TV. Por mais de cinco anos, foi coordenadora de roteiros na Conspiração Filmes (RJ), onde desenvolveu projetos de animação e ficção para crianças. Nos últimos anos, tem se dedicado sobretudo à animação infantil, escrevendo para produtoras como Copa Studio, Kaplow e A Fábrica (RJ), Alopra (RS), Mandra (GO), entre outras. Além de escrever, presta consultoria sobre o tema (foi consultora dos laboratórios Klaxon/ANCINE de animação infantojuvenil, que ocorreram até 2017).

É formada em Comunicação Social pela UNI-BH, com especialização em Roteiro no Curso Regular da EICTV, Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba (2005- 2007). Colaborou com a versão brasileira de Vila Sésamo (TV Cultura). Foi repórter do suplemento infantil Folhinha (Folha de S.Paulo) e coladoradora da revista Crescer e do Blog do Lelê (UOL). Escreveu o livro infantil Na Rua da Aquarela (2011, ed. Girafinha). É professora de musicalização para crianças.

Professor


Inscreva-se aqui

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, fale pra gente!

  (11) 3081-6986
 (11) 94528-8833
  atendimento@barco.art.br

Local

Endereço:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, São Paulo, SP, 05415-020, Brasil

Fechar Menu
Close Panel