O mercado musical é um dos mais dinâmicos da indústria criativa, com diversas formas de utilização e reprodução, esse segmento talvez seja o que mais sofreu mudanças em seus aspectos comerciais e mesmo normativos nos últimos anos, em especial por conta do impacto do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias.
O curso “Aspectos Jurídicos do Mercado Musical”, idealizado e coordenado por Alessandro de Oliveira Amadeu, foi cuidadosamente elaborado para oferecer uma compreensão profunda e abrangente das complexidades legais que permeiam a indústria da música.
Nas três aulas cuidadosamente planejadas, serão explorados os fundamentos dos direitos autorais na música, destacando os agentes-chave que desempenham papéis cruciais neste cenário dinâmica; a gestão coletiva de direitos, com foco especial no ECAD e suas regulamentações de arrecadação e distribuição e, ainda, por intermédio de uma análise atualizada do mercado musical, serão discutidos os desafios e oportunidades proporcionados pela distribuição digital de música e pelas diversas formas de aproveitamento econômico na indústria, explorando os novos horizontes e modelos de negócios emergentes.
Ao completar o curso “Aspectos Jurídicos do Mercado Musical” deseja-se que o aluno obtenha uma série de benefícios que os capacitarão a atuar com embasamento, em especial jurídico, no complexo cenário da indústria musical, um setor dinâmico e em constante evolução.
/cronograma
Aula 1 – Obra Musical e Fonograma
- A obra Musical – literomusical no direito autoral
- A autoria e coautoria da obra musical – literomusical no direito autoral
- O arranjo e a versão musical no direito autoral
- As modalidades de utilização da obra musical (reprodução, sincronização, execução pública, distribuição, armazenado, making avaiable, fonomecânico)
- A edição musical
- A Interpretação (intérpretes e músicos executantes) nos direitos autorais
- O Fonograma e o videofonograma
- A Produtora Fonográfica
- Produtor Musical e trilhas sonoras
- Inteligência artificial e a música
- Casos judiciais envolvendo questões de música (plágio, utilização indevida e discussão de contratos)
Aula 2 – Gestão Coletiva de Direitos Autorais na Música
- Fundamentos da Gestão Coletiva de direitos autorais. Sujeitos de direitos e usuários
- Os sistemas internacionais de gestão coletiva de direitos autorais relacionados à música
- A Gestão Coletiva no Brasil e o ECAD
- O Ecad na legislação brasileira e associações de autores, intérpretes, editoras e produtoras fonográficas
- A Arrecadação de direitos feitas pelo ECAD
- A distribuição de direitos feitas pelo ECAD
- Convênios realizados pelo ECAD
- A gestão Coletiva no ambiente-distribuição digital
- Casos Jurídicos e Jurisprudência envolvendo o ECAD
Aula 3 – A Indústria da Música: shows, mercado fonográfico e o streaming
- Panorama do mercado mundial da música
- Panorama do mercado brasileiro da música
- Panorama do mercado de shows musicais
- Panorama do mercado fonográfico
- A música no ambiente digital
- A tecnologia do streaming
- O streaming de música no mundo
- A decisão do STJ sobre o streaming
- As distribuidoras digitais- aplicativos de distribuição digital de música e plataformas de audiovisuais
- As agregadoras digitais
- A remuneração na distribuição digital
- A prestação de contas na distribuição digital
- Novos negócios e tendências e desafios do mercado de música
Aula 4 – Contratos do Mercado Musical
- Contratos de edição
- Contratos-licenças fonomecânicas
- Contratos de distribuição de fonogramas
- Licenças de sincronização
- Contratos de trilha musical por encomenda
- Contratos de Empresariamento e Agenciamento e os contratos 360
- Contratos de apresentação ao vivo
- A implicação da Inteligência Artificial no Mercado Musical
- Catálogos Musicais
*Este curso é parte integrante do programa “Direito do Entretenimento e da Indústria Criativa” – que propõe uma trilha de formação com 6 cursos. Você tem opção de se inscrever nos cursos de forma AVULSA ou no programa COMPLETO com 15% de desconto. Clique para conhecer o programa completo.
Alunos
Público: interessados em aprimorar ou ingressar em profissões relacionadas ao direito do entretenimento ou conhecer os aspectos jurídicos desse setor.
Carga horária total: 4 encontros – 10 horas
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.