Conheça o mais completo curso de Direção de Fotografia para Filmes de Séries do Brasil, ministrado por profissionais consagrados da indústria audiovisual.
São mais de 100 horas de aulas teóricas e práticas no SET DE FILMAGEM, onde você irá aprender a operar as principais câmeras do mercado e produzir um material filmado para incluir no seu portfólio.
O curso irá se aprofundar nos conceitos de linguagem, formação da imagem e todas as fases do processo de fotografia, iluminação, captação e pós-produção de produtos audiovisuais para cinema, TV, streaming e publicidade, com equipamentos de última geração.
Coordenado pelo mestre J. A. de Blasiis, o curso também oferece a oportunidade de você aprender diretamente com alguns dos maiores nomes do setor audiovisual, como Adrian Teijido, Jacob Solitrenick, Carlos Ebert, Vera Hamburger, Marcelo Trotta, Toni Gorbi e outros.
Por ser o primeiro curso de extensão brasileiro focado na direção de fotografia para filmes e séries, o programa foi desenvolvido para aprofundar toda a base teórica e prática dos processos de captação de imagens digitais em HD, 2K, 4K, 6K e 8K geradas a partir de arquivos RAW em espaço de cor LOG e HDR, e se concentrará na instrumentalização dos principais equipamentos de captação de imagem digital disponíveis no Brasil.
Abordaremos toda a base técnica da fotografia, da exposição aos formatos de captação, independentemente da ferramenta usada. O objetivo é capacitar o aluno para trabalhar dentro da filosofia e da metodologia dos sistemas de captação de imagem em digital e dos equipamentos de pós-produção e seus fluxos de trabalho de edição de imagem, usando os principais softwares de edição, composição e de correção de cor do mercado.
Este curso oferece CERTIFICAÇÃO DO MEC (Ministério da Educação) de extensão universitária.
Professores
Adrian Teijido
Diretor de fotografia de filmes como “O Palhaço, “Gonzaga, de pai para filho”, “Elis”, “Marighella”, “Medida Provisória” e “Rio do Desejo”, e séries como “Narcos”, “Narcos México”, “El Presidente“, “O Jogo da Corrupção”, “Dom” entre outras. Foi presidente da ABC. Acabou de filmar “Ainda estou aqui” de Walter Salles.
Carlos Ebert
É Diretor de Fotografia de um dos maiores clássicos do cinemas brasileiro: “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla e do documentário “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.
Jacob Solitrenick
Diretor de Fotografia de ficção, documentário e publicidade. Fotografou mais de 30 longas, 10 séries, sem contar os filmes publicitários. Trabalhou com diretores como Jorge Furtado, Anna Muylaert, Marcos Jorge, Lúcia Murat, Tata Amaral, Daniel Augusto, Ana Luiza Azevedo, Lina Chamie, Caru Alves de Souza e Carlos Reichenbach.
José Augusto de Blasiis (coordenador)
Diretor de Fotografia e Coordenador de Pós-produção, trabalhou em alguns dos mais importantes projetos de longas-metragens do país, filmes como Cidade de Deus, O Invasor Carandiru, Casa de Areia, Cidade Baixa, A Dona da História, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, A Festa da Menina Morta, Feliz Natal, Última Parada – 174, As Melhores Coisas do Mundo, Se Eu Fosse Você I e II, Elena, entre outros.
Marcelo Trotta
Diretor de fotografia de séries como “Vale dos Esquecidos”, “Segunda Chamada”, “Assédio“, “Psi” e filmes como “A Noite da Virada”, “Aldeotas” e “Signo da Cidade”, entre outros.
Toni Gorbi
Um dos mais experientes Gaffers do mercado cinematográfico, atuou em filmes como “O Beijo da Mulher Aranha“, “Brincando nos Campos do Senhor“, “A Mulher de Todos“, “E ai! Comeu?“, “Minha Vida em Marte“, entre outros. Trabalhou também nos videoclipes de Michael Jackson – “They don’t really care about us” e “Earth Song”, entre outros.
Vera Hamburger
Diretora de Arte de filmes como “Castelo Rá-tim-bum“, “Ó paí ó” e “Deus é Brasileiro“, atuou ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski entre outros. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, vencedor do Prêmio Jabuti 2015.
Assista ao vídeo sobre o curso:
Cronograma
Introdução à Direção de Fotografia
Estudo dos princípios da teoria das cores. Análise da estética da imagem na ótica da composição e da cor, da transparência, profundidade, latitude, gama e textura na estrutura do negativo e dos arquivos digitais. Os princípios da aplicabilidade da teoria física das cores na fotografia cinematográfica e videográfica.
Estudo das principais ferramentas para captação em cinema e vídeo. Definição das principais técnicas e equipamentos de trabalho para produção de imagens em arquivos digitais.
- A cor – Estímulos, percepção da cor, classificação das cores. A Luz – Emissão, propagação e natureza da luz. O Olho e a Visão – Estrutura do olho humano e visão cromática. Leonardo Da Vinci e a teoria das cores. Newton e a óptica. A Teria das cores de Goethe. Cores: ondas / espectro. Modelos de Cor / Aspecto das Cores. Síntese das Cores / Tons Harmônicos / Contraste / Legibilidade das Cores.
- Teoria da câmera de filme. Trabalhando com a câmera de cinema. Formatos. O filme. Teoria da câmera digital 4K. Trabalhando com câmera 4K. Formatos. Os elementos da câmera e seus acessórios. Tipos de lentes. A temperatura e a calibração de cor básica. Balanço de branco e do preto e a geração de looks e LUTs. SDR e HDR.
- Características dos sistemas de alta definição para a distribuição. Características dos sistemas de alta definição para transmissão de HDTV. As diferenças na aparência – 3×4, 14×9 e 16×9 e a relação de aspecto do cinema – 1.66, 1.78, 1.85 e 2.35 e os novos formatos DCI – 1.89 e 2.39 e 1.43 (IMAX), e as dos streamings – 1.90, 2.00 e 2.39/35.
Captação de imagem digital e técnicas de exposição
A formação e composição das equipes de trabalho em set de captação para cinema e vídeo. A operação dos diversos equipamentos disponíveis no mercado de produção de imagens para os mais diversos produtos audiovisuais. As técnicas de captação multicâmera para shows, programas e eventos esportivos.
Estudo das principais teorias sobre a exposição dos negativos de cinema e dos sensores de vídeo/data. Partindo da teoria das zonas de exposição se fará uma analogia entre as zonas densitométricas dos negativos de cinema e a escala IRE das zonas sensíveis dos arquivos de imagem vindas da capacidade de registro de latitudes dos sensores das câmeras digitais de vídeo. O uso dos instrumentos de medição de intensidade e temperatura de cor das fontes de iluminação e os instrumentos eletrônicos de medição de sinais digitais de vídeo. Latitude da gama dinâmica medidas em stops.
- As funções dos assistentes de câmera. Composição da equipe de filmagem.
- Definição das figuras de assistente de câmera logger e o DIT.
- Operadores de câmera e o Focus Puller. A preparação técnica de um assistente de câmera. Configurações e menus da câmera. Setups das câmeras RED Komodo e Rapter, Arri Alexa mini e a LF, Sony F- 55 e Venice, Blackmagic Pocket 6K e Canon C70.
- Diferenças fundamentais entre os sistemas de definição padrão e alta definição. Características de alta definição de sistemas de produção DPX, JPEG 2000, Arri Raw, HDCAM, RED Code, DVCPRO HD, HDV, XDCAM, Apple ProRes, DNxHD e H-264 e 265.
- A teoria das zonas de exposição. Temperatura de cor. Teorias e métodos de exposição. As diferenças de colorimetria e exposição e as curvas de gama. O uso do fotômetro, do spotmeter e do colorímetro. Os filtros de correção e de efeito. Formatos de Filme. 16mm, super 16mm, 35mm, super 35 milímetros. Estrutura de exposição, velocidade, cadência e filmagens.
- Sensitometria e densitometria. Tipos de emulsão cinematográfica sensibilidade, latitude e definição de grãos. Velocidades de exposição.
- O monitor de forma de onda – vectorscope, waveform e histograma. A medição via False Color. Métodos de calibração de monitores.
Direção de fotografia e iluminação
O papel do diretor de fotografia nas produções dos mais diversos produtos audiovisuais. Os princípios de eletricidade e iluminação e os principais esquemas técnicos de iluminação. As principais diferenças da direção de fotografia em cinema e vídeo. O uso da captação em filme ou em digital. Equipamentos básicos para um diretor de fotografia. Elementos principais da câmera. Diferenças entre a câmera de vídeo e a câmera de cinema.
- O diretor de fotografia no set. Análise de diferentes cenas de filmes, comerciais e vídeo clipes. O cargo de diretor de fotografia como um profissional no meio da TV e Cinema. O conhecimento da história da arte e do comportamento da luz em todos os períodos da história. Pintura como um prelúdio para o filme e TV. O roteiro e a interpretação da mensagem de imagens para o espectador. A arquitetura de luz. O ambiente e a forma de iluminação dos conjuntos. O efeito de interpretação nos rostos dos atores e sua mensagem na tela. Relação entre o fotógrafo e o diretor de cena e a equipe de uma produção audiovisual.
- Os modelos principais de refletores. Os quadros luzes. Eletricidade para o audiovisual.
- Geradores. Cabos e conexões. Tripés. Cabeças hidráulicas. Crane e grip.
- Steadicam, Gimbal e outros tipos de maquinários.
- Óptica: tipos, formas, classificação e usos das objetivas para filmes e séries. Formatos de fotograma (aspect ratio) e dos sensores de câmeras digitais. Shutter e sistemas de tração e fixação do filme grifas e contra grifas. Chassis tipos e características. Carregamento e descarregamento dos chassis.
- Sistemas de energia e baterias. Velocidade variável. Acessórios para Câmara. Suporte de filtros e controle de foco.
- As diferenças entre HD e Cinema Digital. Gravação em HD, 2K e 4K. A configuração básica do corpo RED Komodo e da Arri Alexa com ótica 35mm PL. Os discos rígidos e cartões de mídia de gravação. Visor e LCD. Saídas de sinal HD e dual link SDI. Montagem e desmontagem de equipamentos.
Técnicas de pós-produção aplicadas à direção de fotografia
Abordagem de diversos tipos de equipamentos de correção de cor, suas características técnicas e aplicabilidade na pós-produção de cinema e vídeo em espaços de cor SDR e HDR. A relação do diretor de fotografia com a pós-produção e os processos de distribuição e exibição de filmes e séries – P3 D65 e para os diversos streamings do mercado. Masterização em SDR – REC 709 e em HDR 10, HDR 10+ e Dolby Vision. Efeitos visuais. Fluxo de trabalho para cinema digital e para produções para TV de alta definição e 4K. Composição e efeitos digitais. Iluminação de estúdio para recortes e aplicações em chroma – técnicas e equipamentos.
- Fotoquímico comparado com a gradação de cor digital. Conceito de correção de cor primária, secundária e máscaras. Formação conceitos comuns analógicos e digitais: As resoluções HD, 2K, 4K e 6K. Os codecs mais comuns do mercado e o seu uso no workflow de correção de cor. Os arquivos de DPX/Cineon, TIFF, ProRes, Avid DNxHD, Arriraw, Red Code e ProRes.
- Curvas Gamma e linear e logarítmica. Correção e LUTs de visualização. Em SDR e HDR.
- Curvas sensitométricas de filme e suas correspondências no mundo digital. O ambiente para correção de cor: requisitos e cuidados.
Alunos
Público: Público interessado em fotografia, com experiência ou iniciantes na fotografia para vídeo digital. Universitários vindos das áreas do audiovisual e profissionais que queiram se aprofundar nos meios de captação da imagem digital em movimento.
Carga horária total – 24 encontros – 102 horas
*Este curso é oferecido na modalidade PRESENCIAL , conforme datas e locais abaixo:
Aulas teóricas
Local:
Doc Station
R. Prof. Frontino Guimarães, 302 – Vila Mariana, São Paulo/SP
Datas:
Segundas e quartas, das 19h às 22h30;
Dias 5, 7, 12,14, 19, 21, 26 e 28 de agosto,
2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de setembro,
2, 7 e 9 de outubro.
Aulas Práticas
Local:
Cine Vídeo
Rua Jorge Chammas, 231 – Vila Mariana, São Paulo/SP
Datas:
Sábados, das 9h às 18h
Dias 24 e 31 de agosto,
14 e 28 de setembro.
Clique e inscreva-se agora mesmo!