[A CONFIRMAR] Direção de Arte para Audiovisual – A Narrativa da Imagem

com
Lu Bueno
Toda a função do diretor de arte numa produção audiovisual, do universo da criação ao mercado cinematográfico.

/data

Terças, das 19h30 às 22h30

/valor

Detalhes Preço Qtd
À vistaMais Detalhes  R$1.800,00 (BRL)   Encerrado
Parcelado em 4xMais Detalhes  R$490,00 (BRL)   Encerrado

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Todos os nossos cursos presenciais foram adiados por ora, mas estamos preparando uma programação on-line pré-curso com conteúdos e conversas exclusivas entre professores e os participantes. Todos os participantes inscritos terão acesso gratuito a estes conteúdos online, por isso ainda é possível se inscrever

 

Conteúdo

Este curso tem como objetivo ampliar e revelar as possibilidades da criação à partir do OLHAR. Instrumentalizar o profissional da área cinematográfica e cênica a desenhar com os olhos.

A direção de arte cênica engloba três áreas de conhecimento: Design Gráfico, Narrativa e Execução. Neste curso o foco é o Design Gráfico aplicado a Narrativa usando a Pesquisa e o Projeto como método de aprendizado.

O curso começa estabelecendo a linguagem básica do design: ponto, reta, plano, volume. Avança para conceitos de composição de imagem como contraste, proporção, profundidade etc. Estabelecidas as ferramentas de construção da imagem, seguimos para a análise e decupagem narrativa, que consiste em identificar e estabelecer a ação contida no texto, através de Quem, Onde e Quando. De posse dessas informações o curso segue para o processo criativo estabelecendo um projeto em grupo, no qual os alunos terão a chance de aplicar e interconectar as áreas de conhecimento da composição de imagem e da narrativa. Este trabalho resulta na representação de um processo criativo: um guia para a filmagem que estabelece a estética e apresenta plano à execução da obra. Além disso o curso traz informações práticas sobre o comportamento do mercado e o fazer do audiovisual.

 

Cronograma

1º BLOCO

A direção de arte inserida na obra audiovisual: Conceito e Função;

Conceituação de Narrativa da Imagem. Abordagem dos temas: espaço/tempo – signos e significados – comunicação sistêmica;

Decupagem narrativa: determinação de Onde, Quem e Quando da ação;

Proposta do Tema de trabalho em grupo que acompanhará todo o curso;

Início do projeto em grupo – estabelecendo regras.

 

2º BLOCO

A Direção de Arte/Cenografia no Cinema – Percepção Visual;

Aulas teórico/prática sobre a aplicação dos fundamentos da composição da imagem na obra narrativa. Cartela de cor – Desenho técnico –Levantamento Iconográfico – Representação Gráfica: Personagem/Cenografia;

Estudo espacial da ação narrativa a partir da decupagem levantada;

Levantamento tridimensional do projeto;

Finalização e fechamento do projeto digital.

 

Aluno

Carga horária total: 12 encontros – 36 horas

Para: aberto a todos os interessados na área audiovisual: iniciantes, estudantes ou profissionais.

 

Sobre a professora

Lu Bueno é Cenógrafa, Figurinista e Diretora de Arte de teatro e cinema. Design Gráfico de formação é doutoranda em Design pela FAU-USP. Ao longo de sua carreira tem trabalhado com nomes como: Gerald Thomas, Antonio Fagundes, Georgia Guerra Peixe, Flavia Moraes, Ney Latorraca, Ney Matogrosso, Ulisses Cruz e Ivaldo Bertazzo. Em teatro trabalhou junto a diversos grupos: Cia. Elevador, Parlapatões, Patifes e Paspalhões, La Mínima, Circo Mínimo, Le Plat du Jour entre outros. Em cinema realizou vários curtas, web séries e inúmeros filmes comerciais junto a produtoras como: Bossa Nova, Delicatessem, Dogs Can Fly, Movie & Art, Hungry Man, Paradiso Films, Film Planet, Cabra Filmes e Dínamo.  Seus trabalhos já foram indicados vencendo vários prêmios inclusive o Prêmio Shell e Pananco de melhor Cenografia e Figurino. Realiza ainda trabalhos na área de educação coordenando  e ministrando cursos, palestras e oficinas de Direção de Arte.

sobre o professor

Professor