História da Estamparia – Autores e Projetos

com
Celso Lima
> A função narrativa e informativa da História da Estamparia dentro dos segmentos do Design.

/data

10 a 13 de agosto de 2020

segunda a quinta, das 19h às 21h30

/valor

Sentimos muito, mas todos os bilhetes tiveram suas vendas finalizadas porque o evento já ocorreu.

As inscrições estão encerradas.

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/conteúdo

Uma possível história da estamparia através do estudo de projetos e autores, desde as estampas francesas do “Toile-de-Jouy” de Christophe-Philippe Oberkampf no século XVIII, os wallpapers de William Morris e os azulejos de William de Morgan na segunda metade do século XIX, até os grandes projetos no século XX de autores como Liubov Popova, Varvara Stepanova, Sonia Delaunay, Regina Gomide Graz e Emilio Pucci, entre muitos outros. Imagens e textos de teóricos da estamparia compõem o material de apoio do curso.

 

 

Cronograma

Aula 1 – “Do Toile-de-Jouy francês do século XVIII ao wallpaper e azulejaria oitocentistas britânicos: Christophe-Philippe Oberkampf, William Morris e William de Morgan”.

Aula 2 – “De Viena à Paris fin de siècle: Gustav Klimt, Wiener Werkstätte e Raoul Dufy / Regina Gomide Graz e a estampa modernista brasileira”.

Aula3 – “Moscou e a Revolução na Estampa: Liubov Popova, Varvara Stepanova e os padrões temáticos construtivos soviéticos / Dessau: a Oficina VIII da Bauhaus” / A estampa na Alemanha nazista”.

Aula 4 – “Design de Superfície do pós-guerra: Lucienne Day, Jacqueline Groag, Ruth Adler, Frank Lloyd Wright, Armi Ratia e Robert Stewart”e  “A estampa óptica: Victor Vasarely, Bridget Riley, Antonio Maluf e Emilio Pucci”.

 

 

Aluno

Público-alvo: aberto a todos os interessados em história do design e da arte.

Carga horária total: 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

 

sobre o professor

Professor

  • Celso Lima
    Celso Lima é Artista Plástico formado e teve seu início como ilustrador para jornais como a Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil, entre outros, e após contato com os artesãos “lukis” do Batik Tulis de Java em 1990, se aprofundou no universo da estamparia e tinturaria da Índia, Indonésia, China e Japão. As pesquisas sobre os processos de estamparias por reservas no continente africano, com destaque para as culturas da costa ocidental, como os iorubas, bamanas, ashantis e kubas teve inicio em 1998, com aprendizados realizados na Nigéria e Mali, e os experimentos tintureiros kubas no Congo em 2004. Desde 1992 desenvolve projetos com criação e produção de desenho de estampas em rapport para têxteis, em processos manuais, como o batik, e impressões industriais serigráficas e digitais. Em 2001 inicia em parceria com o SESC-SP as oficinas de estamparia, com processos tintureiros e serigráficos, e de pesquisas e projetos em design de superfície, com criações para têxteis, wallpaper, revestimentos relevados e estruturas cobogós. Em 2007 passa a publicar online um blog sobre estamparia, focado em história, design, autores e processos no site celsolima.zip.net. Com trabalhos publicados em revistas como “Casa Cláudia”, “Casa Vogue” e “Casa & Jardim”, jurado do premio Estampa Brasil nas 3 edições, com edições de textos nas 3 publicações “Alma Brasileira”, que reúnem os acervos das premiações, atualmente desenvolve pesquisas, estuda e divulga as técnicas de tinturaria e estamparia por reservas dos continentes africano e asiático, assim como as oficinas de design de superfície, coordenando pesquisa, projeto, criação e produção, com destaque também para a história da estamparia, tema de vários módulos teóricos nas unidades do SESC, e grupos de estudos sobre a cultura material africana no “Acervo África”. Em ateliê produz peças murais sobre seda, linho, lã e algodão em projetos parceiros com arquitetos e designers de interiores. Desenvolve desde 2002 uma pesquisa extensa e aprofundada sobre a escola soviética “Vkhutemas” e o construtivismo russo, assim como suas irradiações, como a escola alemã “Bauhaus”. Em 2018 foi co-curador da exposição “Vkhutemas: O Futuro em Construção 1918-2018” no SESC Pompéia de 26/06 a 30/09, e em 2019 em etinerância da mostra no SESC Rio Preto de 25/04 a 21/07. Em 2019 realiza programação especial de oficinas relacionada ao centenário da “Bauhaus” e às propedêuticas da escola soviética “Vkhutemas” no Instituto de Arquitetos do Brasil-SP.