Introdução à Literatura de Cordel

com
Jarid Arraes
> Aprenda métrica, rima e ritmo de um jeito acessível, usando os mesmos recursos que a autora Jarid Arraes utiliza na escrita dos seus próprios cordéis.

/data

23 de setembro a 2 de outubro de 2020

quartas e sextas, das 19h às 21h30

/valor

Detalhes Preço Qtd
Desconto à vistaMais Detalhes  R$280,00 (BRL)  
Parcelado - 2xMais Detalhes  R$150,00 (BRL)  

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

 

A Literatura de Cordel pode até ser patrimônio cultural no papel, mas na prática são poucas as pessoas que incluem o cordel no mesmo barco que outras linguagens literárias. Com o curso, removeremos a etiqueta de “outro” do cordel, trazendo a forma para o cotidiano, as ideias e memórias de cada participante. Além da importância de escrever temas que fogem do estereótipo e do tradicional do cordel, as técnicas ensinadas são acessíveis, utilizadas pela própria autora que oferecerá a oficina. Sem dúvidas, todos acabarão o curso sabendo escrever pelo menos um tipo de cordel.
Curso Introdução à Literatura de Cordel é para quem deseja aprender métrica, rima e ritmo de um jeito acessível, usando os mesmos recursos que a autora Jarid Arraes utiliza na escrita dos seus próprios cordéis. Sem estereótipos, o curso tem a proposta de trabalhar temas sociais e contar histórias esquecidas, serão abordadas as estruturas de rimas, mote, ritmo e melodia, métrica, informações sobre a presença de mulheres, pessoas negras e LGBT na literatura de cordel e como contar a história de uma pessoa em formato de cordel. 

 

 

Aluno

Para: pessoas interessadas em oficinas literárias introdutórias, em poesia, literatura de cordel, mas sem experiência de escrita.

Carga horária total – 4 encontros – 10 horas

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

 

sobre o professor

Professor

  • Jarid Arraes
    Nascida em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE), em 12 de Fevereiro de 1991, Jarid Arraes é escritora, cordelista, poeta e autora do premiado “Redemoinho em dia quente“, vencedor do APCA de Literatura na Categoria Contos, e dos livros “Um buraco com meu nome“, “As Lendas de Dandara” e “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis“. Atualmente vive em São Paulo (SP), onde criou o Clube da Escrita Para Mulheres e tem mais de 70 títulos publicados em Literatura de Cordel.