A recente polêmica envolvendo o uso de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, para a elaboração de roteiros leva ao extremo a questão da natureza da criação artística. No curso, vamos abordar alguns elementos que podem ser trabalhados de forma que a escrita do roteiro seja, acima de tudo, uma escrita criativa:
o som – como filmes como A voz Humana, de Almodovar, Memória, de Apichatpong e Paranoid Park, de Gus Van Sant, exploram o som para além da trilha e dos efeitos;
a imagem – como as metáforas e outras figuras de linguagem imprimem consistência e profundidade a um roteiro audiovisual relacionando universo, trama e personagens: O piano, de Jane Campion é um bom exemplo;
a estrutura (ou a subversão dela) – vamos analisar o roteiro de Pulp Fiction, de Tarantino, para entender como os cineastas da Nova Hollywood refrescam o cinema clássico norte-americano.
O que faz um filme ou uma série serem incríveis? Uma história bem contada, personagens interessantes e também imagens poéticas, inéditas, orquestradas num ritmo capaz de fazer a gente se emocionar. A narrativa audiovisual é a arte de combinar todos estes elementos e mais um pouco. O curso apresenta as ferramentas fundamentais do roteiro para ganhar liberdade criativa e poética. As aulas combinam teoria e análise de filmes para ampliar a sensibilidade do olhar e fortalecer a capacidade de contar histórias – um caminho para ver e (re)pensar o roteiro audiovisual.
Cronograma
Aula 1
Tudo o que um plano pode comunicar
Cultura visual, iconografia, intertextualidade. Tema e ideologia. Figuras de linguagem e retórica das imagens. Narrar com a imagem e o som. O ponto de vista: lugar(es) de fala e de escuta.
Aula 2
Universos paralelos
O mundo das histórias e os níveis de conflitos. Estilo, modo e gênero cinematográficos. Realidade, coerência e verossimilhança. Narração e o conceito de tom.
Aula 3
Da pessoa à personagem
A construção da personagem. Conflitos externo e interno. Personagens planos e redondos, modernos e clássicos. Personagens em constelação e coletivos. A ação dramática. Premissa de filme e premissa de série.
Aula 4
A tal da jornada do herói e outras formas de pensar a estrutura
Modelos de roteiro e roteiros modelo. Fábula, mito, drama, comédia e tragédia. A jornada do herói e da heroína e alternativas para gerar estruturas narrativas. Curva dramática. Pensar em atos e estruturar por sequências. Parâmetros da estrutura em 7 e 12 estágios.
Aluno(a)
Público:Apaixonados por cinema, adictos em séries, roteiristas, curadores, críticos e demais profissionais do audiovisual em diversos estágios da carreira que queiram reciclar conceitos.
Carga horária total – 4 encontros – 10h.
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não se desespere! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.