O Ator na Retomada do Audiovisual

com
Diana Galantini
> O mercado audiovisual atual e laboratório de selftape.

/data

27 de julho a 7 de agosto de 2020

segunda, quarta e sexta, das 19h às 21h30

/valor

/compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

/conteúdo

Como se dá o processo de escalação e produção do elenco em uma obra audiovisual? Quais as dinâmicas entre atores, agentes e diretores de elenco neste mercado? De que forma está sendo planejada a retomada de filmagens pós pandemia? Quais os protocolos e ajustes que as produtoras e canais estão estudando? Como atores podem se adaptar a este momento e melhor utilizar o recurso do selftape para otimizar sua performance nos castings?

Pensando em responder estas perguntas a Diretora de Elenco Diana Galantini apresenta o curso “O Ator na Retomada do Audiovisual” – Mercado Atual e Laboratório de Selftape.

O setor do audiovisual é um mercado que precisa da atenção dos envolvidos, se antes era de suma importância que soubéssemos as respostas para as perguntas acima, agora, com a pandemia, agregam-se mais pautas a serem estudadas e compreendidas.

Para que nosso mercado siga em expansão no Brasil, precisamos estar preparados para a retomada das produções, entender tudo que envolve uma produção de audiovisual, ter um material bom e bem organizado e, definitivamente, saber produzir um selftape que atenda às expectativas dos produtores e diretores.

A formação de elencos para produções de filmes, séries e novelas seguem sendo realizadas durante o período de isolamento social e em breve, quando retornarmos, estarão à todo vapor, e mais oportunidades de trabalho para os atores surgirão. É hora de se preparar para este retorno e seguir aprimorando suas ferramentas e estudos. A necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e prontos para atuar em um mercado extremamente exigente, dinâmico e concorrido será fundamental.

O curso apresenta uma visão completa do mercado audiovisual e irá ajudar os atores a estarem bem preparados para os desafios que estão por vir. Quais são os protocolos que estão sendo elaborados para a retomada das filmagens e em que estagio estão sua aprovações.

Através de uma abordagem profunda sobre a função do Diretor de Elenco e como ele trabalha seus castings, e o lugar do Ator como artista mas também como empresa, Diana Galantini discutirá as relações entre ator, agente, produtor de elenco e diretor em uma produção cinematográfica. A dinâmica irá debater as posturas que o ator deve tomar nas diversas situações, o que esperar de um agente de atores, e o que ele deve esperar de você: funções, deveres, responsabilidades e os limites da atuação de cada parte.

O curso apresenta ainda um Laboratório de Selftape e Material – conduzido por Diana com apoio da atriz Bruna Anauate – serão oferecidas orientações valiosas para a elaboração de videos de cenas feitos pelos participantes ao longo do curso, e que serão analisados individualmente pela professora. Também serão dadas orientações para organização de material do ator, cadastro em plataformas da casting. Além disso, o participante irá refletir como definir seu perfil e se expor com assertividade; quais melhores posturas em um casting, nos bastidores e dentro de um projeto; e posicionamento ético e a importância de um material organizado e apto para atender o mercado.

 

Cronograma

Aula 1 (27/julho) – O ator no mercado audiovisual: Entender o mercado atual pela perspectiva da produção de elenco;

 

Aula 2 (29/julho) – Como o ator deve se relacionar com o mercado atual.
Protocolos – Fases 1, 2 e 3 (como o mercado orienta seguir em casa fase)
* Lab de Selftape e Material.

 

Aula 3 (31/julho) – Orientações para a elaboração de um Selftape que funcione.
– Orientação sobre como deixar seu material de uma forma que atenda ao produtor de elenco.

Para isso, Diana usará a plataforma que utiliza para pesquisa de seus elencos. Ela irá mostrar como funciona a plataforma e como são feitas as pesquisas: os filtros de pesquisa e o que produtores de elenco esperam encontrar do ator no sistema para ser acessado de forma simples, prática e completa.

 

Aula 4 (3/ago) – Os atores no mercado: como se posicionam, como são vistos e qual é o comportamento esperado;

  • O papel do diretor de elenco e a forma como ele trabalha: o universo e os caminhos que ele pode percorrer de um projeto a outro;
  • Você entendendo a completa finalidade de um Casting: como funciona na prática e qual a melhor forma de aproveitar as oportunidades;
  • A Tríade-Ator: o sujeito, o artista e gestor e a importância de ser Gestor da sua própria carreira

 

Aula 5 (5/ago) – Serão exibidos alguns exemplos de vídeos enviados pelos alunos e esse material será analisado e discutido em aula.

 

Aula 6 (7/ago) –  Continuação da analise sobre material de vídeos e orientações.
– Encerramento

 

*Laboratório Selftape – Diana Galantini em parceria com a atriz Bruna Anauate –  Na terceira (24/jul) aula o ator receberá 3 textos e poderá escolher 1 deles + orientações para trabalhar seu selftape, terá 2 dias (o final de semana) para elaborá-lo seguindo as orientações da aula. Deverá entregar o vídeo até segunda feira (27/jul) pela manhã – Na 5ª (29/jul) e 6ª (31/jul) aulas trabalharemos o material dos vídeos enviados pelos alunos. Alguns videos serão escolhidos para serem analisados em aula, como o objetivo dar as ferramentas necessárias para o aluno otimizar a produção e qualidade do seu material.

Os vídeos analisados durante o curso serão escolhidos por um critério didático. Ou seja, que sejam exemplos – independente de sua qualidade – que possam orientar a transmissão de conhecimento da professora para os alunos.  Aqueles atores que não tiverem seus vídeos analisados durante as aulas, receberão um relatório individual com a análise de seu material confeccionado, após o termino do curso.

 

 

Aluno

Carga horária total: 6 encontros – 15 horas

Público-alvo: atores e interessados em geral

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

 

sobre o professor

Professor

  • Diana Galantini
    Diana Galantini começou como estagiária no longa Carandiru, de Hector Babenco, em 2001, assinou seu primeiro longa como produtora de elenco em 2009. Desde então vem produzindo diversos projetos, sendo os mais recentes: longa metragem Para Francisco, de Dainara toffoli, realizado em 2018, e atualmente na produção do longa-metragem O Personagem, de Fábio Mendonça. Além disso, assinou diversas séries para os canais: HBO, TNT, GNT, UNIVERSAL entre outros.