Uma imersão no cinema ensaístico, os recursos de linguagem, a dramaturgia documental, estratégias de abordagem e os dispositivos narrativos na recriação do “real”.
O curso irá proporcionar uma imersão histórica e criativa na linguagem do chamado Cinema Documentário, seus limites e possibilidades, através de suas vertentes contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção, de autoficção e outras expressões autorais.
Por meio de exercícios e análise de filmes experimentais e representativos do universo da recriação, o curso mostrará estratégias narrativas da dramaturgia documental permitindo uma visão panorâmica e reflexiva da produção atual. A obra do diretor, os métodos de montagem e a conjugação de imagens de arquivo com outros dispositivos, também serão abordados no curso.
Cronograma
Aula 01
- A origem histórica do Documentário (Poeira e Tédio – O conceito de Alberto Cavalcanti)
- A Tradição Jornalística (Os efeitos da nomenclatura e a Voz de Deus)
- O Cinema Etnográfico: Major Thomas Reis, Silvino Santos e Jean Rouch
- O Documentário Verdade e Observacional: A revolução tecnológica (O Som Direto)
- Os limites da linguagem Documentário (Fronteiras entre ética x estética)
Aula 02
- A Primeira Pessoa (o Sujeito no Discurso Documento Documentário Moderno (A Visita e a Entre-vista)
- A Falsa Ficção (Os limites da linguagem Documental)A Falsa Ficção (Os limites da linguagem Documental)
- O Falso Documentário (A paródia como negação do “Real”)
- O Filmensaio & Cinema Não-Ficcional (a Mise-en-scéne, os não-atores e a construção da paisagem sonora)
- O Metadocumentário (o autor como personagem-tema)
Aula 03
- A relação entre Tema x Método
- O Anti-Documentário (expressões contemporâneas)
- Os dispositivos anarrativos (A Dramaturgia Formal, o Perspectivismo)
- O Documentário de Invenção (a montagem como personagem)
- A Autorrepresentação, a Autoficção e o cinema performativo (“Eu é um outro”)
Aula 04
- O Documentário Moderno (A Visita e a Entre-vista)
- Os Esquemas Narrativos (A lógica linear e cronológica na formulação da estrutura)
- Diálogos intertextuais (videoarte, videomapping e instalações)
- Apresentação individual de exercícios criados durante o curso.
Aluno(a)
Público: estudantes de arte, universitários, professores, realizadores, pesquisadores e interessados em geral no cinema.
Carga horária total – 4 encontros – 14h.
*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer AO VIVO no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.
*Não conseguiu assistir a algum dos encontros ao vivo? Não tem problema! As gravações são disponibilizadas na área do aluno, ficando disponíveis por 1 mês após a realização da aula ao vivo.